Por que ter uma intranet e como ajuda no engajamento dos colaboradores?

Por Erick Alves de Moura
Por que ter uma intranet e como ajuda no engajamento dos colaboradores?

Sabia que ter uma intranet em um ambiente corporativo é essencial para modernizar e agilizar as rotinas de trabalho? Na verdade, existem vários outros motivos para você ter uma intranet na sua empresa. Vamos saber quais são elas?

O principal é simplificar o cotidiano de seus colaboradores, tornando-os mais engajados e produtivos. A intranet corporativa oferece inúmeras possibilidades para seus usuários, entre elas permitir que seus arquivos e dados importantes sejam salvos na nuvem e acessados em qualquer momento, hora e lugar.

Neste artigo, você vai saber por que ter essa tendência tecnológica em sua empresa é de vital importância para a comunicação entre os colaboradores. Continue conosco e acompanhe!

O que é uma intranet?

A intranet é um sistema que foi criado para permitir a comunicação entre os colaboradores de uma mesma empresa. Ela age interligando e tornando mais próximos os setores, departamentos e filiais de uma organização, que pode ser pública ou privada. Trata-se de um sistema que permite o acesso a pessoas cadastradas e autorizadas.

Diferentemente do que muitos acreditam, a intranet não se limita especificamente a corporações ligadas ao ramo da informática. Ela pode ser utilizada por qualquer empresa que necessite de uma rede de comunicação interna.

A principal vantagem é simplificar a rotina dos seus funcionários, agilizando e facilitando toda a comunicação entre eles — gerando, dessa forma, soluções mais rápidas e acertadas.

No entanto, os benefícios de uma intranet não param por aí. Existem outras vantagens que esse sistema pode trazer para o bom andamento e produtividade de qualquer corporação ou negócio. Confira os principais elencados por nós!

Quais os impactos positivos em empresas que adotam a intranet?

As empresas que optam por implantar esse sistema em sua gestão só têm a ganhar em agilidade e produtividade. Os setores, sem dúvida, tornam-se mais interligados com informações adquiridas de forma mais rápida e tornando as tomadas de decisões muito mais ágeis e eficazes. Confira os maiores benefícios da intranet!

Colabora com o meio ambiente reduzindo o uso de papel

Em tempos de poupar impactos ao meio ambiente, evitar o uso de papel já é uma boa contribuição, não é mesmo? Além disso, essa medida ainda reduz os gastos com esse tipo de suprimento — ocorrendo também uma expressiva economia com os gastos relativos com a impressão dos vários documentos .

Oferece um sistema intuitivo de fácil manuseio

Alguns colaboradores se mostram avessos a determinadas mudanças até que experimentem. A intranet é, sem dúvidas, uma inovação para qualquer tipo de empresa. Trata-se de um sistema intuitivo para qualquer um, por mais dificuldades relacionadas à tecnologia que os colaboradores possam ter.

A intranet é muito simples de ser utilizada. Quem está habituado a usar um computador não terá qualquer dificuldade em utilizá-la na rotina de trabalho.

Colabora com uma maior interação entre os colaboradores

Um dos grandes diferenciais da intranet é que contribui imensamente para o engajamento dos colaboradores, possibilitando a participação de todos os envolvidos nos projetos da empresa.

Isso pode ser benéfico para diversas ocasiões, seja para sugestões de melhorias ou mesmo para tomadas de decisões mais rápidas. Isso ajuda a aproveitar o tempo que seria gasto com reuniões na empresa, adiantado assuntos para otimizar processos.

Possibilita o controle da produtividade

Com o uso da intranet junto ao SharePoint é possível haver um controle maior por parte dos gestores no que se refere à produtividade dos colaboradores.

Tudo pode ser verificado, tanto o andamento dos processos em si, como suas conclusões e resultados. Além disso, é possível ter um controle das horas de trabalho de cada colaborador — pelo sistema de ponto da companhia.

Gostou deste artigo sobre ter uma intranet na sua empresa. Busque, então, implementá-la no seu negócio e conquiste resultados incríveis!

Agora que você sabe as vantagens de ter uma intranet na sua empresa, entre em contato com a Trinapse e saiba mais como implantá-la na sua empresa!
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast