Categoria : Dicas

Como aumentar a produtividade da equipe? Confira nossas 5 dicas!

Como aumentar a produtividade da equipe? Confira nossas 5 dicas!

Fazer com que os colaboradores se mantenham sempre engajados e atinjam suas melhores performances não é fácil. Na verdade, esse objetivo depende de uma série de medidas estratégicas.

Você já se perguntou sobre como aumentar a produtividade da equipe?

De fato, são muitos os desafios diários de uma empresa para que ela se mantenha firme e forte em um mercado cada vez mais competitivo e isso ocorre em qualquer segmento.

Manter a equipe focada e em sincronia com o time é função dos gestores, bem como buscar as melhores soluções para a obtenção de resultados. Sendo assim, resolvemos separar para você algumas dicas de como melhorar o desempenho de seu time. Continue a leitura e confira!

1. Estabeleça metas

Estabelecer metas é uma estratégia que não deve ser deixada de lado pelos gestores. Na realidade, correr atrás de objetivos é uma motivação a mais para os colaboradores. Alcançá-los significa que o trabalho está sendo bem feito e os resultados estão sendo conquistados.

No entanto, é importante ficar claro que as metas estipuladas devem ser praticáveis — estabelecer números inatingíveis só contribuirá para desmotivar e desgastar a equipe.

2. Forneça feedbacks

A maioria dos colaboradores são movidos por objetivos atingidos e um feedback positivo com elogios só vai estimulá-los. Trata-se de uma ferramenta que aponta o desempenho profissional de cada funcionário.

No caso de um feedback negativo, ele saberá que precisará melhorar e fará esforços para isso, do contrário se manterá estagnado. Saber sobre seus resultados  com parâmetros reais que indicam se devem manter ou mudar suas estratégias de trabalho — os fazem mais confiantes no desempenho de suas funções .

Feedbacks constantes são excelentes para o gestor ouvir seu time e decidir sobre soluções para os problemas encontrados.

3. Faça reuniões

Reuniões com a equipe, além de integrá-la, torna-a ciente do andamento do trabalho em geral e dos objetivos que precisam ser alcançados.

Na realidade, reunir a equipe é uma maneira de informar a todos sobre as mudanças que precisam ser feitas, sobre problemas identificados, entre outros fatores. Um time que lida unido com os obstáculos, obtém melhores resultados.

4. Promova treinamentos

Promover treinamentos e capacitações motiva qualquer equipe. Sentir que a empresa se preocupa e investe em seus funcionários é essencial para reter talentos e combater a desmotivação. Os treinamentos visam, principalmente, desenvolver habilidades, competências e técnicas que muitas vezes o colaborador nem conhece — melhorando, dessa forma, seu desempenho e produtividade.  

5. Favoreça a colaboração por meio de soluções tecnológicas

Manter uma plataforma com inúmeras possibilidades e que promova a colaboração das principais informações entre funcionários e parceiros só acrescentará à empresa, agilizando processos e tomadas de decisão.

Uma intranet, por exemplo, pode ser a porta de entrada dessa plataforma. É interessante que ela tenha um layout com a identidade da empresa e que permita a comunicação entre os departamentos. Isso pode ser uma excelente solução para que as informações sejam trocadas mais rapidamente e acessíveis a todos interessados.

Agora que você já sabe como aumentar a produtividade da equipe, siga nossas dicas e torne seu time mais produtivo. Mas não esqueça: cabe ao gestor estabelecer metas e boas estratégias para que a organização chegue aos resultados planejados.

Você curtiu este post sobre como aumentar a produtividade de seus colaboradores? Lembrou-se de outras dicas igualmente importantes? Então, deixe seu comentário neste texto e compartilhe conosco a sua opinião e ideias sobre o assunto!