Afinal, como o Big Data nas empresas ajuda a melhorar os resultados?

Por Luiz Antonio Sgargeta
Afinal, como o Big Data nas empresas ajuda a melhorar os resultados?

A transformação digital vem nos trazendo uma série de tecnologias e estratégias para otimização das atividades do mercado. Nesse contexto, o uso de Big Data nas empresas já é uma realidade. Além de acessível, sua variedade de aplicações é extremamente ampla, indo muito além da gestão de documentos.

No entanto, é natural que nos deparemos com algumas dúvidas. Afinal, o que é, exatamente, o Big Data? Como ele pode ajudar a melhorar os resultados dos negócios? Quais são as previsões para sua utilização nos próximos anos?

Criamos este post para tirar essas dúvidas e ajudar você a entender os benefícios dessa importante tecnologia. Confira!

O que é Big Data?

O conceito de Big Data se refere a um imenso volume de dados captados e armazenados para uso direcionado. Isso significa organizar as informações de forma que elas possam ser processadas e utilizadas para fins específicos.

Um bom exemplo disso é o uso de softwares de Big Data Analytics. No primeiro caso, a solução cruza dados e identifica padrões para gerar insights relevantes que embasem as tomadas de decisão — algo simplesmente inviável sem a ajuda da tecnologia.

Na indústria, por exemplo, sensores coletam dados de máquinas (temperatura, vibração, velocidade etc.) e um software analisa em tempo real esses indicadores para identificar anomalias de comportamento, prevendo possíveis falhas.

Assim, a manutenção passa a atuar de forma prescritiva, entrando em ação antes dos problemas acontecerem.

Como o Big Data ajuda a melhorar os resultados?

Para começar, a análise de dados permite tomar decisões extremamente mais acertadas. O gestor deixa de trabalhar com base apenas no próprio feeling, contando com insights confiáveis e relevantes. Uma solução de Business Intelligence (BI), por exemplo, permite analisar o mercado, prever tendências, gerenciar leads e tomar ações estratégicas para conquistar clientes.

A criação de dashboards analíticas é o meio pelo qual isso acontece na prática. Os dados são processados e organizados em uma interface visual — é a chamada transformação de dados em informação.

O compartilhamento no SharePoint permite ainda que as equipes da empresa trabalhem mais alinhadas aos objetivos dos negócios. Uma boa ferramenta de gestão auxilia na análise e apresentação dessas informações, aumentando a produtividade em toda a organização.

Para ir além, se o mercado já vem tirando proveito dessa tecnologia, a tendência é que o Big Data se torne ainda mais essencial.

Qual é o futuro do Big Data nas empresas?

As análises preditivas já são uma realidade, mas tendem a crescer ainda mais. Organizações de todos os setores poderão analisar a probabilidade de resultados a partir dos dados que têm à disposição, tomando decisões cada vez mais planejadas.

A Internet das Coisas (IoT), por sua vez, é uma parceira importante do Big Data. Sistemas como o citado no exemplo da aplicação industrial podem ser ampliados com a inserção de sensores que se comunicam por redes sem fio (wireless) e coletam dados em tempo real.

A relação com o consumidor também tende a ser cada vez mais beneficiada, já que o Big Data pode reunir dados coletados em diversos meios (nas redes sociais, por exemplo). Isso promove um atendimento mais humanizado, aumentando a criação de produtos e serviços personalizados.

São mudanças, como você pode ver, que tendem a revolucionar o mercado. Por isso, o Big Data nas empresas é algo que não pode ser ignorado. Leve essa tecnologia para sua empresa e coloque-a para trabalhar a seu favor. Os benefícios, como mostramos aqui, são muitos!

Quer conhecer mais a fundo o potencial do SharePoint? Então, veja esse artigo que explica para que ele serve!

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast