O que é automatização de processos e como colocá-la em prática?

Por Erick Alves de Moura
O que é automatização de processos e como colocá-la em prática?

Você sabe o que é automatização de processos e como ela pode beneficiar o seu negócio? Até pouco tempo atrás, a maioria das empresas vivia um problema de produtividade constante. Ter que dedicar horas de seus funcionários para a realização de tarefas repetitivas impedia que elas pudessem crescer de forma escalável e sem precisar gastar muito dinheiro para isso. Com a automatização de processos, porém, esse problema se tornou coisa do passado.

Embora a maioria das organizações ainda utilize ferramentas ultrapassadas, a tecnologia avançou e o custo de implementar ferramentas de automatização e gestão diminuiu. Ganham aquelas organizações que estão prontas para dar o próximo passo e implementar os recursos capazes de fazerem delas mais competitivas.

Neste artigo, você vai entender como funciona a automatização, os benefícios dela para as empresas e como implementar no seu negócio. Confira!

O que é automatização de processos?

Essa é uma técnica na qual tecnologia e integração de sistemas são utilizados para aprimorar os fluxos de trabalho existentes nas empresas. Trata-se da implementação de um software capaz de facilitar o andamento de fluxos de trabalho e cumprir tarefas simples, substituindo a mão de obra humana. É muito fácil entender quando pensamos em uma das suas aplicações mais comuns: a automação de marketing.

Quando implementada corretamente, a automação de marketing permite que profissionais criem fluxos de trabalho (a partir da pesquisa que realizaram para entender melhor seus clientes) e possam distribuir materiais automaticamente para eles, conforme avançam pelas etapas do processo de compras. Você provavelmente já recebeu um e-mail logo após visitar uma loja virtual na qual é cadastrado. Isso é um processo automatizado de gerenciamento de clientes.

Quais os benefícios da automatização de processos?

Empresas que apostam na automatização de processos querem ver seus negócios crescerem e se tornarem bem-sucedidos com uso das ferramentas. Contudo, será que a automação é capaz de trazer esses benefícios para os negócios? A seguir mostramos para você algumas das vantagens de automatizar:

  • reduz o número de horas gastas pelos seus colaboradores para entregar uma demanda;
  • ajuda a garantir que os projetos serão entregues no prazo;
  • traz transparência para os processos de negócios e permite que eles sejam visualizados com clareza;
  • todos os dados utilizados pela sua empresa no processo de automatização estarão disponíveis em tempo real na intranet;
  • o acesso a essas informações diminuirá a incidência de problemas de comunicação que tornam o seu negócio menos eficiente.

Como implementar a automatização na empresa?

Há muitos recursos que podem ser implementados para automatizar os fluxos de trabalho da sua empresa, mas aqui vamos explorar especificamente o SharePoint. Essa ferramenta da Microsoft é de grande ajuda na automatização dos processos empresariais e permitirá que você crie e utilize aplicativos, fluxos de trabalho e formulários avançados sem precisar investir tempo nisso.

Gerenciar os dados da sua empresa nunca foi tão simples. As listas do SharePoint conseguem, por conta própria, coletar os dados da sua empresa e compartilhá-los em uma intranet. A ferramenta ainda dá conta de tarefas repetitivas com auxílio do Flow, um recurso desenvolvido para descrever e estabelecer as etapas de processos recorrentes, sejam eles simples ou complexos.

Contudo, é a integração do SharePoint que faz com que ele seja a ferramenta de automatização perfeita para quem está começando. O sistema conversa facilmente com outras aplicações Microsoft que a sua empresa já utiliza, como o Office 365, para que a troca de dados e a sincronização de arquivos aconteça como um passe de mágica.

A Consultoria SharePoint é uma empresa especializada em implementar o sistema da Microsoft considerando os desafios que só o seu negócio tem. Montamos sistemas, intranets, projetos de e-commerce e fluxos de automação utilizando o SharePoint. Também ajudamos o seu empreendimento a utilizar a automatização de processos para escalar e se tornar mais produtivo.

Que tal experimentar o recurso na sua organização e finalmente poder se valer de todos os benefícios da automatização de processos? Fale agora mesmo com um de nossos consultores e descubra como podemos ajudá-lo!

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast