Quer melhorar a comunicação interna em sua empresa? Veja como neste post!

Por Luiz Antonio Sgargeta
Quer melhorar a comunicação interna em sua empresa? Veja como neste post!

A pesquisadora Marlene Marchiori entende que as empresas precisam melhorar a comunicação interna para valorizar o relacionamento com os funcionários. Na realidade, não só para os pesquisadores, essa é uma premissa básica para a efetividade das organizações.

Afinal, quando se trata de comunicação empresarial, são os funcionários que formam a cultura organizacional da companhia e que primeiramente a representam diante dos outros públicos. Por isso, é preciso que tudo seja alinhado entre empresa e colaboradores, para que o público externo tenha uma boa percepção da organização.

Quer entender mais sobre o tema e melhorar a comunicação interna em sua empresa? Então, siga a leitura!

Entenda os benefícios da comunicação interna nas empresas

Antes de saber quais são as melhores ações de comunicação interna que podem ser desenvolvidas, convém compreender melhor sobre os seus benefícios. Veja!

Credibilidade e transparência

A comunicação interna, quando bem desenvolvida, passa mais credibilidade e transparência para os funcionários. Quando se tem o hábito de dar feedbacks para as demandas, mesmo que negativos (mas sempre com a linguagem adequada), os colaboradores se sentirão mais valorizados.

Informação rápida e precisa

A informação precisa ser rápida e precisa para que não ocorram erros nos processos produtivos ou mesmo administrativos. Imagine, por exemplo, que um pedido foi cancelado em uma indústria. Nesse caso, talvez a produção precise ser interrompida imediatamente para que não se tenha um prejuízo maior. A comunicação interna precisa ser demasiadamente instantânea em momentos como esse e isso acontece quando ela é devidamente planejada e executada.

Conhecimento da organização

As pessoas que fazem parte da empresa precisam entender sobre ela, conhecendo suas diretrizes, como a sua missão, visão e valores, por exemplo. Por isso, convém ter uma comunicação interna eficiente e que proporcione isso.

Pertencimento à equipe

Quando se tem uma boa comunicação na empresa, os funcionários terão uma maior sensação de pertencimento à equipe, o que fará com que eles tenham mais motivação no trabalho.

Veja como melhorar a comunicação interna

Para melhorar a comunicação interna em sua empresa, temos algumas dicas práticas. Confira!

Tenha um planejamento estratégico

Isso mesmo. Planejar é o primeiro passo para o sucesso nessa empreitada. É imprescindível que você tenha um planejamento estratégico de comunicação bem definido, que traga informações como os recursos físicos e humanos necessários para implementação de cada estratégia prevista, bem como o valor a ser investido e a meta a ser atingida.

Conscientize os gestores sobre a importância da comunicação interna

Ao adotar políticas de comunicação interna, é preciso se certificar de que elas serão cumpridas. Nesse processo, conscientizar os gestores é extremamente relevante, uma vez que são eles que fazem o elo entre os colaboradores e a alta cúpula administrativa.

Utilize ferramentas adequadas, como a intranet

O uso de ferramentas adequadas é outra ação imprescindível para garantir uma boa comunicação com os funcionários. Uma das mais importantes é a intranet, que possibilita que mensagens sejam enviadas instantaneamente para todos os colaboradores ou grupos específicos.

SharePoint , por exemplo, é uma ferramenta de intranet com excelente potencial para melhorar a comunicação interna, desde que ela seja utilizada de maneira estratégica e bem monitorada.

Em todas essas ações e em tantas outras, ter uma consultoria pode ajudar muito. Estamos à disposição para auxiliar a sua companhia a ter sucesso na comunicação interna. Entre em contato conosco agora mesmo e conheça os serviços da Consultoria SharePoint.

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