Intranet para trabalho em equipe: 5 formas de potencializar

Por Erick Alves de Moura
Intranet para trabalho em equipe: 5 formas de potencializar

As organizações funcionam como uma máquina, na qual cada funcionário é uma peça importante para o processo final. Se uma dessas peças para, tudo para! Essa teoria foi desenvolvida pelo teórico Gareth Morgan, autor do livro “Imagens da Organização”.

Nesse sentido, as empresas precisam investir em ferramentas, como a intranet para que o trabalho em equipe seja impulsionado. A ideia é que esse recurso possa fazer com que a comunicação interna se desenvolva e gere mais engajamento no trabalho dos colaboradores, bem como garanta que todas as “peças” funcionem de maneira adequada.

A intranet nada mais é que uma rede de internet interna, voltada para a comunicação entre a empresa e os seus colaboradores. Veja, a seguir, como ela pode contribuir para a construção do trabalho em equipe!

1. Construção de conhecimento

A intranet para trabalho em equipe contribui para a construção de conhecimento dos times. Isso porque instruções podem ser enviadas aos colaboradores, de forma periódica e estratégica. Uma indústria pode enviar informativos sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), por exemplo, conscientizando os funcionários sobre a importância desses itens para evitar os acidentes de trabalho.

2. Compartilhamento de arquivos

Arquivos podem ser compartilhados por meio da intranet, potencializando o trabalho em equipe. Sabemos que nas empresas cada um tem uma função, mas nem sempre está claro quais são as atividades de responsabilidade de cada colaborador. De tal maneira, os responsáveis pela comunicação interna podem criar manuais e fluxogramas de trabalho, os compartilhando com os times por meio da intranet.

3. Gerenciamento de processos e atividades

A intranet também pode ser utilizada para que os gestores acompanhem os processos e atividades que estão sendo realizados. Isso funciona por meio de sistemas internos, em que os colaboradores marcam quando finalizam uma atividade. O gerenciamento de processos e atividades permite que sejam identificados gargalos e possibilita que as medidas cabíveis sejam tomadas em cada situação em específico. De tal maneira, o trabalho em equipe é potencializado.

4. Chats em grupo

Um dos maiores benefícios da intranet para trabalho em equipe são os chats em grupo. Por meio dessa ferramenta os colaboradores podem trocar dicas, divulgar informações etc. Além disso, os chats em grupo são um meio de comunicação rápido e prático, para que dúvidas sejam esclarecidas.

5. Criação de um ambiente social

A comunicação interna só se efetiva quando for criado um ambiente social propício, em que haja troca de informações entre ambas as partes envolvidas, ou seja, os funcionários e os colaboradores. Com a intranet, é possível criar um ambiente social online, estreitando os laços de relacionamento entre os colegas, o que contribui para a eficiência do trabalho em equipe.

A intranet para trabalho em equipe também ajuda as empresas das mais diversas áreas, potencializando a forma como os colegas de trabalho conversam uns com os outros e facilitando a comunicação entre a diretoria e os colaboradores da companhia.

Gostou do nosso artigo? Então, continue aprendendo sobre o tema em nosso post que fala sobre a importância de compartilhar informações na empresa. Leia agora!

Inteligência de negócios com SharePoint
em Inovação

Inteligência de negócios com SharePoint

No cenário empresarial atual, orientado por dados, as organizações dependem de soluções robustas de Inteligência de Negócios (BI) para extrair…

por Erick Alves de Moura
mar 11, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast