Categoria : Dicas

O que pode ser feito com o sharepoint? Descubra aqui!

O que pode ser feito com o sharepoint? Descubra aqui!

O que pode ser feito com o SharePoint? Utilizado por mais de 75.000 organizações ao redor do mundo, segundo a Microsoft, o SharePoint é um serviço pronto em que empresas podem customizar páginas de acordo com as suas demandas.

Ele pode ser utilizado para armazenar dados e compartilhá-los com outros membros da organização, mas também tem todos os recursos necessários para que sejam construídas aplicações de negócios complexas, como intranets e outros sistemas corporativos.

Neste artigo, você conhecerá melhor a ferramenta, verá quais são os benefícios de utilizá-la, entenderá que tipos de páginas podem ser criadas com SharePoint e descobrirá alguns sites que já utilizam o recurso da Microsoft. Pronto para aprender? Então continue a leitura!

O que é o SharePoint?

O SharePoint é, acima de tudo, uma plataforma de colaboração. Ele funciona como um portal corporativo, no qual podem ser feitas a gestão de informações, fluxos de trabalho, projetos e equipes, além de poder ser utilizado para criar wikis, intranets e extranets.

Todas as páginas feitas com o recurso podem ser personalizadas de acordo com os usos dados a elas nas empresas e compartilhadas internamente para ajudar os colaboradores a serem mais produtivos e eficientes nas suas tarefas. A Microsoft se encarrega da infraestrutura e da segurança das páginas de serviço, enquanto você se preocupa com o conteúdo delas.

Existem muitos benefícios para as organizações que optam pelo SharePoint. Confira alguns deles.

Curva de aprendizado baixa

O SharePoint é muito fácil de se utilizar e isso é vantajoso para quem precisa de soluções de negócios. Qualquer membro da sua equipe pode aprender rapidamente a criar uma aplicação e consegue administrar uma página criada com SharePoint sem a ajuda de desenvolvedores ou conhecimento sobre programação.

Segurança com qualidade Microsoft

O SharePoint é muito seguro. Assim como acontece com outras soluções Microsoft, ele integra uma porção de funções que fazem com que as aplicações de negócios criadas na ferramenta estejam bem protegidas. Os acessos não autorizados são coibidos com recursos robustos, como a gestão de permissões e o monitoramento de atividades.

Colaboração

O SharePoint foi desenvolvido para otimizar a colaboração dentro das organizações e é isso que ele faz melhor. Interligar pessoas, possibilitar o compartilhamento de atualizações sobre um projeto e conectar, em tempo real, as informações de trabalho de vários membros de uma equipe.

O que pode ser feito com o SharePoint?

Que tal conhecer algumas das coisas incríveis que podem ser feitas com o SharePoint? Confira como ele é utilizado por outras organizações!

Sites institucionais

É muito fácil fazer um site institucional com o SharePoint, mas isso não quer dizer que apenas pequenas empresas utilizam o recurso. A Monsanto, uma das maiores organizações do mundo, é conhecida pelo uso do SharePoint na sua página principal e muitas outras organizações fazem o mesmo.

O motivo é bastante simples: integrar esses websites com ferramentas da Microsoft, como o Office, o Dynamics 365 e o Power BI fica a alguns cliques de distância, e as empresas poupam muito tempo criando e gerenciando as páginas com a ferramenta.

Intranet

As intranets são outro excelente uso para o SharePoint. Uma intranet é uma rede que só pode ser acessada pelos colaboradores de uma empresa, o que faz com que o espaço seja utilizado para acessar informações importantes da organização, cronogramas de trabalho e até conteúdos de reuniões.

No SharePoint, criá-las é muito simples. A ferramenta MySite descomplica a gestão de permissões e a organização dos dados que estarão disponíveis na Intranet.

Sites móveis

O SharePoint não serve apenas para criar websites que podem ser acessados do seu computador. Todas as páginas criadas pela ferramenta podem ser acessadas utilizando smartphones e tablets, sendo possível via iOS ou Android. 

Qualquer dado de que os seus colaboradores precisem ou fluxo de trabalho que tenham de acessar estarão na palma da sua mão.

Sistema de reembolso de despesas

O SharePoint vem com alguns templates exclusivos, que contemplam processos comuns dentro das empresas. Um deles é o Template de Reembolso de Despesas, que pode ser utilizado para que os colaboradores submetam notas fiscais e valores com que arcaram do próprio bolso para que a empresa faça os depósitos devidos.

Gerenciamento de documentos

O SharePoint começou como um compartilhador de documentos e, até hoje, isso é o que ele faz de melhor. 

Há várias maneiras de compartilhar usando a ferramenta, seja utilizando a biblioteca de documentos local, uma lista de anexos, adicionando links em uma homepage ou com o compartilhamento avançado do Document Management System, por meio do qual é possível editar, gerenciar e armazenar documentos usando UID e versões.

Quem já usa o SharePoint?

Segundo a Association for Information and Image Management (AIIM), pelo menos uma de cada duas corporações utilizam o SharePoint Server e em 22% dessas empresas todos os colaboradores fazem uso da ferramenta. Não é difícil entender porque isso acontece.

Colaborar com o SharePoint é bem menos complicado do que utilizando outros recursos similares e a ampla familiaridade que funcionários têm com os recursos da Microsoft fazem com que seja muito fácil aprender a utilizá-lo. 

A interface, os elementos e até as cores do SharePoint permitem que qualquer um com experiência no uso de ferramentas da Microsoft consiga, em alguns instantes, se orientar pela plataforma e criar um projeto completo.

Abaixo, você confere uma lista com alguns websites que utilizam o SharePoint e aplicam os recursos da plataforma. 

  • Monsanto;
  • Kraft Foods
  • Dell Financial Services;
  • Nestlè Nutrition Institute; e
  • Bristol-Myers Squibb.

Muitas empresas já utilizam o SharePoint na criação dos seus sites e a sua pode ser a próxima. Quer um projeto como os que mencionamos aqui? A Microsoft oferece o produto ideal para armazenar, organizar, acessar e compartilhar informações utilizando somente o seu navegador.

Não há limites para o que a sua organização pode fazer com o SharePoint e o recurso será um grande parceiro para aumentar a produtividade e eficiência dos seus colaboradores. Pronto para experimentá-lo?

Agora que você já sabe o que pode ser feito com o SharePoint, não perca tempo! Fale com a nossa equipe agora mesmo e contrate o serviço!