Tendências de transformação digital para ficar de olho em 2020

Por Erick Alves de Moura
Tendências de transformação digital para ficar de olho em 2020

Quais são as principais tendências em transformação digital? Transformação digital é um fenômeno que acompanha a integração de tecnologia no dia a dia das empresas. Aquelas organizações que estão engajadas em promover a transformação digital recebem um nível de maturidade digital diferente na escala que vai de 1 a 5, de quase analógica a líder no mercado de tecnologia.

No futuro, a sua empresa será julgada por quão integrada ao digital ela está. Por isso, é tão importante ficar atento as tendências de transformação digital. Confira quais delas que vão ajudá-lo a utilizar melhor or recursos do SharePoint!

1. Multicloud

Com a pregnância das ofertas de nuvem os provedores começam a fazer novas ofertas para o cliente, mais alinhadas às tecnologias necessárias para avanço da transformação digital. Hoje em dia, 82% das empresas brasileiras já utilizam a computação em nuvem e a multicloud começa a ser mais debatida nos círculos de TI.

Multicloud é uma arquitetura heterogênea de nuvem, que oferece serviços de mais de um fornecedor. Nessa modalidade, as ofertas são customizadas para a necessidade de cada cliente e a eficiência e segurança das redes é maior.

Sua empresa pode usar o serviço mais competitivo de cada operadora para operar múltiplas aplicações e fica mais fácil implementar a Shadow IT.

2. Privacidade digital

Privacidade digital é outra tendência importante da transformação digital. O conceito de que uma pessoa pode controlar a disponibilidade, distribuição e exposição de dados pessoais tornou-se um direito com a criação da Lei Geral de Proteção de Dados e, como ela começa a valer para as empresas em dezembro de 2020, muitas mudanças estão por vir.

Empresas precisam se adaptar à nova Lei tanto na hora de requerir o consentimento para o uso dos dados, por meio de Termos de Serviço e Políticas de Privacidade aprimoradas, quanto na infraestrutura que utilizam para armazenar os dados. Portanto caso pegas em desacordo com a LGPD elas poderão pagar multas que variam de 2% do faturamento anual a R$50 milhões.

3. Tomada de decisão

Outro aspecto dos negócios que será impactado em 2020 é a tomada de decisão. Portanto a centralização de informações, bem como o uso de ferramentas como o SharePoint para organizar e distribuir dados pela empresa faz com que mais informação circule e mais profissionais possam utilizar os dados da intranet na tomada de decisão.

Transformar dados em conhecimento vem sendo uma prioridade para organizações de grande porte há anos, mas agora é tarefa que passa a fazer parte da realidade de todos os negócios. Assim os dados centralizados favorecem a obtenção de insights e podem ser transformados em oportunidades de negócios.

Lembramos que a transformação digital separa a maturidade digital das empresas em níveis que vão do 1 ao 5. Contudo mesmo que a sua empresa já esteja com uma maturidade nível 3 ou 4 é fundamental ficar atento para tendências como estas. Assim elas vão ajudar você a guiar o negócio na direção do futuro e a fazer investimentos inteligentes.

Gostou de conhecer estar tendências de transformação digital? Assine a newsletter e receba nossos principais conteúdos por e-mail.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast