SharePoint e Microsoft Teams: Por que são melhores juntos

Por Luiz Antonio Sgargeta
SharePoint e Microsoft Teams: Por que são melhores juntos

Saber como posicionar os aplicativos do Microsoft 365 pode ser um desafio para os departamentos de TI. O SharePoint e o Microsoft Teams compartilham tanto em comum que é importante entender como eles estão relacionados, como se integram e como usá-los da melhor forma.

Integração com SharePoint

O Microsoft Teams e o SharePoint compartilham muitos dos mesmos caminhos. Ao criar uma equipe no Microsoft Teams, você também obtém um Grupo Microsoft 365 para segurança, um endereço de email de grupo e um site moderno.

Obviamente, o Teams é muito mais do que apenas bate-papo e arquivos; é uma plataforma que pode ser usada efetivamente como uma experiência “pronta para usar” ou estendida para incluir seus aplicativos e fluxos de trabalho favoritos da Microsoft, de terceiros ou personalizados para fazer com que a experiência do Teams funcione para você e seu departamento.

Trazer uma página do SharePoint para o Microsoft Teams é uma ótima maneira de disponibilizar informações e recursos direcionados aos usuários sem que eles tenham que deixar a plataforma. Por exemplo, os usuários podem usar-ló para se conectar a um site de comunicação que centralize treinamentos de uma equipe.

A opção da guia de canal no Microsoft Teams inclui uma “Biblioteca de Documentos” para estender o armazenamento de outros sites do SharePoint. Adicionar uma biblioteca de documentos do SharePoint a uma equipe não só traz recursos adicionais para quem a está usando, mas também ajuda a manter os investimentos do SharePoint feitos antes de usar a plataforma Teams.

Ao planejar a integração do SharePoint ao Microsoft Teams, considere as seguintes orientações:

Integração Significativa

Não integre o SharePoint no Teams por uma questão de integração. Certifique-se de que está agregando valor à experiência das equipes dos seus usuários. O valor pode vir de várias formas, como trazer recursos do SharePoint acessados ​​com frequência ou trazer conteúdo que é melhor consumido usando uma experiência de página do site (por exemplo, um artigo da base de conhecimento).

Migração de conteúdo legado

Se você estiver migrando uma Biblioteca de Documentos de um site de equipe legado e todos os usuários do SharePoint estiverem no Microsoft Teams, considere migrar o conteúdo para um site de equipe do Teams para consolidar recursos para seus usuários.

Arquitetura de informação

A arquitetura de informações no Teams é muito diferente do SharePoint, apesar de compartilhado. No SharePoint, a arquitetura de informações geralmente é transmitida bem ao Teams na forma de mapeamento de bibliotecas de documentos para canais. Deixe seus investimentos anteriores no SharePoint continuarem no Teams, trazendo a arquitetura de informações para a experiência do Teams de seus usuários.

Listas e Power Automate

Listas e Power Automate são melhores juntos. Trabalhe de maneira mais inteligente com as listas e deixe o Power Automate fazer o trabalho manual (por exemplo, enviar notificações).

Permissões no SharePoint vs. Microsoft Teams

As permissões entre os dois são semelhantes, mas não iguais. O Teams espera que todos colaborem (leia e escreva). Já as permissões do SharePoint destinam-se a vários níveis de permissões predefinidas e personalizáveis (leitura, leitura e gravação etc.).

Após entendermos melhor a integração entre as duas ferramentas veja também como configurar compartilhamento de nível organizacional no SharePoint!

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast