O que é o Microsoft Power Apps e para que serve?

Por Erick Alves de Moura
O que é o Microsoft Power Apps e para que serve?

Desde que foi criado, o Microsoft Power Apps vem ajudando diversas empresas ao simplificar e agilizar tarefas essenciais para o desenvolvimento de projetos. Mas, mesmo sendo utilizado por boa parte dos negócios, outros ainda não sabem muito bem o que ele é e quais são as vantagens de utilizá-lo.

Pensando nisso, a seguir, vamos explicar o que é o Microsoft Power Apps, para que ele serve e quais são os benefícios para a sua empresa!

O que é o Microsoft Power Apps?

É uma plataforma de serviços, dados e conectores que permite que a sua empresa crie aplicativos empresariais de maneira mais ágil e simples. Dessa forma, sua instituição é capaz de automatizar processos demorados que tomam tempo dos colaboradores, compartilhar informações, entre outros.

Para produzir um aplicativo no Power Apps não é necessário ter um grande conhecimento sobre programação, pois a plataforma trabalha com uma lógica “no-code”. Isto é, não é preciso criar códigos para montar um aplicativo.

A interface do programa é simples e usa a técnica de drag-and-drop, ou seja, basta arrastar e soltar para realizar várias ações, como adicionar imagens e campos de texto em seu software. Além disso, os aplicativos criados nessa plataforma funcionam em diversos sistemas, como o iOS, Android e até em navegadores da internet.

Entretanto, lembre-se de que o Power Apps é voltado somente para aplicativos empresariais, ou seja, de uso interno e exclusivo da instituição. Sendo assim, não é possível utilizá-lo para criar aplicativos voltados, por exemplo, para os consumidores da empresa.

Quais são as vantagens?

Com o PowerApps sua empresa é capaz de criar um aplicativo muito mais rápido do que se ela utilizasse o modo tradicional e tivesse que começar um programa do zero. Ademais disso, como foi dito, ela automatiza processos. Sendo assim, seus colaboradores têm mais tempo para se dedicar a atividades mais relevantes.

Entretanto, esses não são os únicos benefícios de utilizar o Power Apps. Veja agora outras vantagens essenciais:

Integração

O Power Apps pode se conectar com várias plataformas, como o Office 365, SharePoint, Dynamics 365, Gmail, entre outras. Isso é ótimo, pois permite que documentos sejam facilmente transferidos de um programa para outro. Sendo assim, o trabalho da equipe é agilizado mais uma vez.  

Acessibilidade

O aplicativo feito no Power Apps pode ser acessado de praticamente qualquer dispositivo, como computadores, tablets e celulares com sistemas iOS, Android e Windows. Essa também é uma grande vantagem, pois os profissionais da empresa conseguem trabalhar de qualquer lugar desde que haja internet.

É possível ainda fazer um aplicativo no Power Apps que funciona sem conexão com a internet, porém é preciso lembrar que nem todas as funções vão ficar disponível quando o programa for utilizado desse modo.

Compartilhamento

Depois de criar um aplicativo é necessário compartilhá-lo com toda a equipe. Porém, como fazer isso? Outra vantagem é justamente que essa tarefa é bem simples. Basta acessar a tela de compartilhamento do programa criado, procurar os profissionais que vão utilizar o aplicativo e selecioná-los para que o software seja compartilhado com eles.

O Microsoft Power Apps facilita a criação de aplicativos empresariais e faz com que tarefas cotidianas se tornem mais rápidas, práticas e possam ser feitas de praticamente qualquer lugar. Ou seja, além de auxiliar na produção de programas, ele também pode ajudar na produtividade de sua empresa.

Para saber mais sobre os programas da Microsoft e melhorar os resultados de sua empresa, continue acessando o nosso blog!

Inteligência de negócios com SharePoint
em Inovação

Inteligência de negócios com SharePoint

No cenário empresarial atual, orientado por dados, as organizações dependem de soluções robustas de Inteligência de Negócios (BI) para extrair…

por Erick Alves de Moura
mar 11, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast