SharePoint como servidor online: Quais seus benefícios?

Por Luiz Antonio Sgargeta
SharePoint como servidor online: Quais seus benefícios?

SharePoint como servidor é uma boa ideia? Nos últimos anos, mais e mais empresas passaram a utilizar dados na tomada de decisão. As informações corporativas, geralmente armazenadas em um servidor, podem orientar a gestão na direção de escolhas mais assertivas e que proporcionam maior crescimento para o negócio.

O SharePoint é uma ferramenta de criação de sites desenvolvida pela Microsoft, que também funciona como uma opção de intranet e é utilizada por negócios para organizar a gestão de projetos e a distribuição de informações. Por sua segurança, algumas empresas passaram a apostar no recurso para que ele funcione também como servidor.

Quer entender porque elas fazem isso e se o seu negócio deveria seguir o mesmo caminho? Confira os motivos para usar SharePoint como servidor.

Busca eficiente

Tem dificuldades de encontrar informações no seu servidor atual? Para que os dados tenham poder na tomada de decisão eles não podem estar escondidos. Um servidor com SharePoint tem recurso de busca detalhado e pode encontrar qualquer documento utilizando nome, data ou palavra-chave.

Se o seu negócio produz muitos dados diariamente essa é a melhor maneira de garantir que eles não vão se perder por aí.

Autorização de acesso

Enfrentando problemas com permissões de acesso? Em uma empresa nem todos os documentos são públicos, mesmo que estejamos falando apenas do acesso de funcionários feito pela intranet. Nem todos os departamentos precisam, por exemplo, ter acesso a folhas de pagamento ou detalhes de outros colaboradores que são relevantes para Financeiro e RH.

Proteger esses arquivos em uma intranet comum pode ser difícil, mas com o SharePoint como servidor é tão simples quanto compartilhar um arquivo. A TI pode configurar proteções com facilidade para garantir que não haverá vazamento de dados.

Histórico de versões

Outra vantagem do SharePoint como servidor é o histórico de versões. Essa ferramenta da Microsoft, que também pode ser encontrada em recursos como o Office 265, permite acessar várias cópias do documento em estágios diferentes de edição. Isso facilita a recuperação de arquivos e a organização do ambiente de trabalho já que não é preciso salvar vários documentos e múltiplos profissionais podem trabalham simultaneamente em um.

Segurança dos dados

O SharePoint foi desenvolvido pela Microsoft, uma das empresas líderes no mercado de computação. Por isso ele transmite confiabilidade para quem aposta na ferramenta como uma opção se servidor. A empresa norte-americana está em compliance com as principais regulações do mercado e pode oferecer proteções adicionais para os arquivos da sua empresa que seria muito onerosas para o seu departamento de TI.

Os arquivos do SharePoint estão mais seguros porque eles estão armazenados em uma arquitetura complexa, que recebe atualizações frequentes e que oferece suporte e garantia para os clientes.

Proteção de backup

Outro aspecto que faz com que o SharePoint seja bastante eficiente como servidor são as opções de backup disponibilizadas pela Microsoft. Quando utilizadas corretamente elas protegem os seus dados de apagamentos acidentais.

Gostou da ideia de utilizar o SharePoint como servidor? Antes de investir nessa iniciativa procure uma equipe especializada no assunto. Ela poderá ajudá-lo tanto na hora de configurar a ferramenta quanto no treinamento dos usuários corporativos, bem como saberá avaliar se o recurso funcionará bem para a sua empresa.

Apenas com o auxílio de profissionais o seu negócio conseguirá, de fato, todas as vantagens de um servidor com SharePoint que mencionamos aqui.

Ainda tem dúvidas sobre SharePoint como servidor? Deixe seu comentário!

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast