Categoria : Dicas

Gestão de compliance: qual a sua importância e como realizá-la?

Gestão de compliance: qual a sua importância e como realizá-la?

O que é gestão de compliance? Compliance é um termo cada vez mais popular, mas poucas pessoas sabem o que ele realmente significa para o dia a dia da empresa. No inglês, compliance significa obediência e é exatamente esse o trabalho da gestão de compliance. 

Garantir que uma empresa segue as regras de seu setor, utiliza ferramentas adequadas e procedimentos bem-sucedidos. Mas por que isso é tão importante para os negócios?

Neste artigo respondemos a todas as suas dúvidas sobre gestão de compliance. Confira!

Quais os benefícios da gestão de compliance?

Há muitas vantagens em observar a compliance. Estar em sintonia com as regras ajuda a evitar o pagamento de multas desnecessárias e garante que os fluxos de trabalho na sua empresa funcionarão da melhor maneira possível. 

Uma boa gestão de compliance certifica-se de que tanto aspectos internos quanto aspectos externos do negócio estão alinhados para que nada se coloque no lugar do sucesso da organização. Veja como isso funciona na prática!

Segurança

Empresas que seguem as normas de compliance estão seguras do que fazem, conseguem proteger bem os dados dos seus clientes e não vivem sob a ameaça de uma auditoria ou fiscalização que possa colocá-la fora do mercado. Por isso, elas têm mais tranquilidade na hora de operar e seus funcionários sabem exatamente a que procedimentos recorrer em cada situação.

Decisões informadas

Empresas que seguem normas de compliance também têm mais facilidade na hora de tomar decisões. Elas conseguem encontrar as informações de que precisam para obter as respostas a perguntas comuns no dia a dia e podem fazer isso sem maiores desafios.

Como usar o SharePoint na gestão de compliance?

O SharePoint é uma das muitas ferramentas que a sua empresa pode utilizar para fazer uma boa gestão de compliance. Mas como o recurso da Microsoft nos ajuda a dominar essa disciplina e garantir que a empresa esteja sempre em dia com a compliance? Confira alguns dos usos da ferramenta.

Controle de acessos

O SharePoint é um excelente parceiro para garantir o acesso a informações. Por isso, ele é uma ferramenta tão eficiente no compliance. Com um repositório central de documentos fica fácil não perder nenhum dado e acessar todas as informações da empresa a partir de um único lugar.

Treinamento

Para que a gestão de compliance funcione é preciso garantir que os seus funcionários estão bem informados e treinados. Com o SharePoint é mais fácil implementar a troca de informações entre equipes e garantir que elas estão na mesma página quanto a políticas e procedimentos internos de compliance.

Auditorias

O SharePoint também pode ajudá-lo com auditorias e evitar multas para a sua empresa. Utilizando a ferramenta, você pode acompanhar todas as revisões, notas, históricos de aprovação e detalhes sobre os recursos que utiliza para garantir que eles estão sempre em compliance.

Relatórios completos

Com SharePoint é muito simples gerar relatórios completos sobre a sua empresa, identificar as pessoas responsáveis por cada procedimento e acompanhar a evolução no uso das ferramentas de negócios.

Gestão de compliance é um assunto muito importante para as empresas e se você ainda não começou a trabalhar nesse aspecto é hora de fazê-lo. Com as políticas internas certas e as ferramentas ideais para fazer o trabalho será fácil dominar a gestão de compliance. Considere as dicas que aprendeu aqui e, se preciso, entre em contato com uma consultoria especializada. Ela ajudará você a identificar o que precisa ser feito para a empresa entrar em compliance.

Gostou de conhecer mais sobre gestão de compliance? Então não perca tempo. Fale com um de nossos especialistas agora mesmo e descubra como podemos ajudar a sua empresa com essa tarefa!