Como as plataformas Low-Code estão revolucionando a inovação
No cenário empresarial em constante evolução, a inovação não é mais exclusividade dos departamentos de TI. O surgimento das plataformas…
O Microsoft PowerApps é uma plataforma que permite que uma instituição crie aplicativos empresariais de forma simples e ágil. Para utilizá-lo não é preciso, por exemplo, ter conhecimento sobre programação e códigos.
Apesar de a criação ser mais fácil com essa plataforma, é necessário conhecê-la e saber como utilizá-la para criar um bom aplicativo. Por isso, a seguir, vamos lhe mostrar como dar os primeiros passos no PowerApps!
Antes de começar a utilizar o programa, você deve entender os seus principais componentes. São eles: Canvas apps, Model-driven apps, Common data service (CDS) e os portais.
Os canvas apps (ou aplicativos de tela) são simples de serem construídos e você tem bastante autonomia no processo, sendo que é possível utilizar diferentes fontes de dados e customizar o design dos aplicativos.
Já os model-driven apps são criados a partir de um modelo. Nesse caso, é preciso reunir os dados centrais de seu negócio e de seus processos para criar o aplicativo. Ambas as formas são interessantes e podem ser usadas concomitantemente em diferentes aplicativos da empresa.
Common Data Service é uma plataforma integrada com o PowerApps, onde suas informações são armazenadas. Se a sua empresa já utiliza o Microsoft Dynamics 365, você já está usando a CDS.
Os portais do PowerApps permitem que sejam desenvolvidos sites externos, em que usuários que não fazem parte de sua empresa podem entrar com diversas identidades, criar e exibir informações no Common Data Service, além de navegarem de maneira anônima.
É possível utilizar o PowerApps de várias formas. Você pode ser, por exemplo, um administrador, criador de aplicativos ou apenas um usuário que acessa os apps criados. Independente do seu tipo de usuário, você precisará fazer o cadastro na plataforma para depois acessar o PowerApps na web.
Caso seja a primeira pessoa de sua empresa a acessar a plataforma, você verá vários modelos de apps que mostram o que é possível fazer com esse programa assim que acessá-lo. É muito importante explorar essas amostras fictícias para descobrir oportunidades para sua empresa.
Se você não for a primeira pessoa a acessar o PowerApps, você pode ir à aba “My Apps” para conferir os aplicativos que foram compartilhados com você e, no futuro, os apps que forem criados por você.
Além de acessar os aplicativos criados no PowerApps, se você tiver permissão de sua empresa, pode ser um criador de apps na plataforma. Mesmo que você não tenha conhecimentos sobre programação, essa será uma tarefa ágil e simples.
Para criar um aplicativo de tela, primeiro você deve acessar o PowerApps Studio for the Web e selecionar um template para seu app. Em seguida, basta fazer as mudanças desejadas em seu aplicativo, como adicionar imagens, mudar a interface ou dar mais destaque para certo tipo de dado.
Para criar um aplicativo com dados que já estão disponíveis, você deve realizar os seguintes passos:
Nessa criação, é possível verificar os dados já existentes e, se necessário, editá-los. Depois de finalizar o aplicativo, basta liberar o seu uso para as pessoas autorizadas e começar a utilizá-lo!
Viu como é simples utilizar o Microsoft PowerApps? Como foi dito, ele ainda pode ser integrado com outras fontes de dados para que seja possível criar aplicativos com informações de outros locais, como listas do SharePoint.
Dessa maneira, a criação de apps se torna ainda mais simples e prática. Caso você não saiba por que realizar esse tipo de união pode ser interessante, veja aqui quais são as vantagens de integrar o PowerApps e o SharePoint!
No cenário empresarial em constante evolução, a inovação não é mais exclusividade dos departamentos de TI. O surgimento das plataformas…
Fazer backup do SharePoint é crucial para garantir a proteção de dados, recuperação e continuidade dos negócios. Seja usando o…
Migrar para o SharePoint Online é uma decisão estratégica que pode trazer inúmeros benefícios para sua organização. Em um mundo…