Microsoft Power Automate: o que é e por que você deve usá-lo?

Por Fernando Viana e Sá
Microsoft Power Automate: o que é e por que você deve usá-lo?

O antigo Microsoft Flow se transformou e hoje é conhecido como Microsoft Power Automate. Essa ferramenta está revolucionando o cotidiano das empresas que apostaram nela e trazendo ótimos resultados.

Mas, será que o seu negócio também precisa do Power Automate? Para que você entenda a importância de utilizá-lo, vamos explicar a seguir o que ele é e por que sua empresa deveria começar a usá-lo!

O que é o Microsoft Power Automate

Baseado na nuvem, ele é um software que auxilia na criação de fluxos de trabalho automatizados. O Power Automate é interessante para diversas empresas, pois ele trabalha com pouco código. Então, não é preciso ser um especialista para criar esses fluxos automatizados.

Além disso, o Power Automate pode ser utilizado por equipes de qualquer setor, como o de Recursos Humanos ou Marketing. Isso é possível, porque a ferramenta cria fluxos que podem ser benéficos para diferentes áreas.

Com ele, por exemplo, você pode receber avisos no celular sempre que alguém importante lhe enviar um e-mail. Assim, você não precisa ficar o dia todo checando sua caixa de entrada e pode se concentrar em outras atividades. Você também é capaz de agendar fluxos, integrar aplicativos distintos e criar fluxos tanto para tarefas individuais quanto para sistemas de grande escala.

O Power Automate ainda trabalha com RPA (automação de processo robótico). Essa funcionalidade permite que você automatize tarefas comuns e repetitivas apenas gravando um passo a passo do que deve ser feito, como cliques e entrada de dados.

Benefícios do Microsoft Power Automate

Integração

O Power Automate pode ser integrado com mais de 200 aplicativos, como SharePoint, Twitter e Gmail. Isso é muito positivo, pois dessa forma, dados são facilmente enviados de uma plataforma para a outra.

Sendo assim, o acesso e compartilhamento de informações são facilitados, o dia a dia dos colaboradores da empresa se torna mais prático e a comunicação entre eles é aprimorada.

Aumento da produtividade

Ao automatizar tarefas repetitivas e simplificar o acesso, envio e compartilhamento de dados o Power Automate consegue aumentar a produtividade de sua equipe. Afinal, ela não perderá mais uma parte significativa do dia realizando atividades burocráticas e repetitivas.

Então, os profissionais vão ter mais tempo para se dedicar ao desenvolvimento de projetos e atividades mais relevantes para o crescimento e fortalecimento do negócio.

Segurança

Outro grande benefício do Microsoft Power Automate é a segurança que a ferramenta oferece. Os fluxos de trabalho criados são bastante seguros, então você não precisa se preocupar com a proteção dos dados que são compartilhados no software.

Para que somente profissionais com autorização tenham acesso a determinados documentos na nuvem do Power Automate, a ferramenta oferece gerenciamento de acesso e identidade. Além disso, ela também disponibiliza uma proteção contra perda de dados.

Com o Power Automate sua empresa integra aplicativos, automatiza tarefas cansativas e repetitivas, aumenta a produtividade dos colaboradores e, ainda, faz tudo com segurança. Sendo assim, você e os demais profissionais podem realizar suas atividades tranquilamente.

Caso você queira conhecer mais detalhes sobre o Microsoft Power Automate antes de começar a utilizá-lo em sua empresa, entre em contato conosco!

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast