O que é fluxo de trabalho? Conheça a solução SharePoint

Por Luiz Antonio Sgargeta
O que é fluxo de trabalho? Conheça a solução SharePoint

O que é fluxo de trabalho? Fluxos de trabalho são tarefas que precisam ser concluídas a fim de atingir um determinado objetivo. Todas as etapas até a venda de um produto, por exemplo, são fluxos de trabalho e funcionam de maneira sequencial. É preciso ter o produto para poder vendê-lo, portanto, o primeiro fluxo é prioridade em relação ao segundo.

No SharePoint, porém, o fluxo de trabalho é uma instância mais limitada. Trata-se da movimentação automatizada de itens, documentos e arquivos dentro de uma organização. O usuário escolhe uma função para o seu fluxo de trabalho e a aplica na gestão de processos empresariais.

Bons fluxos de trabalho reduzem custos para as empresas e as tornam mais eficientes, por isso a ferramenta de fluxos de trabalho do SharePoint é um dos recursos mais importantes para os negócios. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

Quais os benefícios do SharePoint para fluxos de trabalho?

Usar o SharePoint para otimizar os fluxos de trabalho dentro da sua empresa é estratégico no crescimento e no aumento da eficiência dela. Agora que você já sabe o que é fluxo de trabalho, confira os principais benefícios de apostar nessa ferramenta!

Melhor aproveitamento de recursos

Recursos Humanos são um dos investimentos mais altos para uma empresa. Com fluxos de trabalho automatizados, eles podem ser usados apenas nas tarefas que não exigem mera execução. Assim, a sua empresa passa a utilizar melhor o que têm em mãos e opera com mais eficiência.

Recursos tangíveis também podem ser mais bem aproveitados utilizando o SharePoint. Fluxos vão ajudá-lo a entender melhor como a empresa funciona e o que é essencial para manter a operabilidade. Ficará mais fácil encontrar gargalos que estão custando dinheiro para o seu negócio e solucioná-los.

Redução das taxas de erro

Erros humanos são comuns e custam dinheiro para a sua empresa. Por isso, automatizar parte dos fluxos de trabalho é uma estratégia tão interessante. Ao automatizar os fluxos você reduz as taxas de erro e entrega produtos sempre no prazo e sem desperdício.

Elevação da qualidade do produto final

Com os fluxos do SharePoint, a sua empresa não fica sujeita a imprevistos que impactam na qualidade do produto. Coisas como o erro humano, a falta de um material no estoque ou até imprevistos pessoais que causam a ausência de um funcionário podem diminuir a qualidade do produto. Com fluxos automatizados, boa parte do que é feito no dia a dia da empresa pode funcionar mesmo frente aos imprevistos.

Há muitos motivos para apostar nos fluxos de trabalho do SharePoint como ferramenta de negócios. O recurso aceita não apenas trabalhos que já são executados por humanos na sua empresa, mas também outras formas de colaborar e trabalhar com arquivos coletivamente. Dessa forma, com o SharePoint será mais fácil integrar as suas equipes e garantir que elas colaborem.

Os fluxos de trabalho são completamente personalizáveis e, quando implementados adequadamente, farão toda a diferença em como a sua empresa chega aos resultados de negócios, independentemente da área em que ela atua. A ferramenta, como outras da Suite de aplicativos corporativos da Microsoft, oferece segurança para as informações da sua empresa armazenadas na nuvem e suporte para ajudá-lo a utilizar bem o recurso.

O SharePoint pode trazer muitos benefícios para como uma empresa administra seus fluxos. Gostou de entender o que é fluxo de trabalho? Fale com a Consultoria SharePoint e se torne um especialista no assunto!

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast