Melhore a implementação do Power Apps com uma prova de conceito

Por Luiz Antonio Sgargeta
Melhore a implementação do Power Apps com uma prova de conceito

O Microsoft Power Apps é uma plataforma de serviços que faz parte do Microsoft Power Platform e tem como objetivo facilitar a criação de aplicativos nas empresas.

Ele vem se popularizando cada vez mais, porque não é preciso ter um vasto conhecimento sobre programação para utilizá-lo e ele permite que uma empresa crie apps para automatizar tarefas e trazer agilidade para o cotidiano.

Apesar de ser um ótimo programa para as empresas, o mais indicado é fazer uma prova de conceito para melhorar a implementação do Power Apps e evitar erros comuns nessa fase.

Continue lendo para saber quais são os principais erros na instalação e como a prova de conceito pode lhe ajudar a melhorar essa implementação!

Erros comuns na implementação do Power Apps

Não treinar seus colaboradores

Não é preciso ter um grande conhecimento sobre programação para usar o Power Apps, mas você deve se lembrar de que provavelmente nem todos os seus colaboradores estão familiarizados com a tecnologia da mesma forma.

Então, é preciso treinar todos os profissionais para que eles saibam utilizar o Power Apps e os aplicativos criados na plataforma. Além disso, é essencial testar os apps com seus profissionais para saber se há aceitação dos produtos.

Isso é importante, porque caso um aplicativo não seja aceito no teste, a empresa saberá com antecedência que precisa modificá-lo para os colaboradores realmente utilizarem o app no dia a dia.

Copiar processos no Power Apps

Outro erro comum que as empresas cometem é apenas copiar os processos manuais em um aplicativo criado no Power Apps. Dessa forma, o processo continuará sendo o mesmo, porém agora ele será digital. É claro que isso facilita a realização de certas atividades, mas não aperfeiçoa o processo.

Ou seja, a empresa acaba utilizando a plataforma sem aproveitar o que ela oferece de melhor: a possibilidade de reestruturar seus processos para otimizá-los.

Integrar muitos itens em um mesmo app

Muitas vezes, empresas integram diversas funcionalidades em um mesmo app para que ele se torne melhor. Mas, na realidade, isso pode dificultar a usabilidade do aplicativo. Então, integre somente o que for necessário para facilitar o cotidiano dos colaboradores e da empresa.

Por que utilizar a prova de conceito na implementação do Power Apps

Prova de conceito é uma forma de confirmar se um produto funciona ou não. Para isso, deve ser criada rapidamente uma fração do que será o produto final.

Aqui, a prova de conceito é uma parte de um processo de sua empresa reestruturada em um aplicativo do Power Apps. Esse deve ser testado para comprovar sua eficiência.

E por que a prova de conceito consegue melhorar a implementação do Power Apps? Pelos seguintes motivos:

Evita desperdício de recursos

Com a prova de conceito, sua empresa é capaz de conferir quanto está sendo economizado com o aplicativo do Power Apps e como a produtividade dos colaboradores vai melhorar utilizando essa ferramenta.

Ainda, você pode testar uma fração do aplicativo e conferir se existem falhas que teriam que ser consertadas mais tarde ou etapas que podem ser descartadas ainda na produção. Dessa maneira, você evita o desperdício de recursos de seu negócio.

Informa se o app é valioso para os colaboradores

A prova de conceito também permite que os colaboradores testem o app criado e deem feedbacks para a empresa. Isso é ótimo, pois com essas informações, será possível descobrir se o aplicativo precisa de melhorias.

O teste garante ainda que os colaboradores serão apresentados ao produto gradualmente (o que é ótimo para a aceitação e utilização do aplicativo no cotidiano).

Então, para melhorar a implementação do Power Apps utilize uma prova de conceito. Assim, você terá certeza de que um aplicativo dessa plataforma é a solução mais adequada para a otimização do processo de sua empresa.

Como você viu, o Power Apps é excelente para automatizar as atividades de seu negócio de forma ágil e simples. Para trazer mais melhorias para sua empresa, confira também o que é e quais são as vantagens do Microsoft Power Automate!

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast