Como criar um formulário no SharePoint a partir de uma lista

Por Fernando Viana e Sá
Como criar um formulário no SharePoint a partir de uma lista

O SharePoint é mais do que um repositório de documentos . Portanto ele capacita os usuários a armazenar, colaborar e manipular todos os tipos de dados. Este artigo abordará como criar um formulário no SharePoint para qualquer lista.

Permissões

Em todas as versões de listas do SharePoint, os usuários precisarão de pelo menos permissões de edição para criar e gerenciar listas. Entretanto quando se trata de personalizar formulários do SharePoint, as permissões se tornam mais confusas.  As permissões para usar ferramentas adicionais dependerão não apenas do seu nível de acesso no SharePoint, mas também das políticas de governança de dados da sua organização com relação a essas ferramentas específicas.

Visão geral do formulário de lista do SharePoint

Nas listas de exemplo abaixo, existem alguns tipos comuns de coluna de lista do SharePoint:

  • Linha única de texto (Título)
  • Número
  • Sim não
  • Pessoa
  • Data e hora (data)

Primeiramente ao clicar no botão + Novo ou no link + novo item no canto superior esquerdo da lista do SharePoint, você pode ver o formulário de lista padrão. Assim quando uma nova coluna de dados é adicionada à lista, ela é automaticamente adicionada ao formulário.

Em seguida, depois de clicar no botão de novo item, será apresentado o formulário do novo item.

Existem alguns traços dignos de nota sobre o formulário:

  • Diferentes tipos de campos de dados são representados por controles diferentes. Por exemplo, o campo Sim / Não é exibido como um botão de alternância ou caixa de seleção, enquanto o campo Data exibe um pop-up de miniagenda.
  • Os campos de dados obrigatórios, como Título, neste caso, têm um asterisco (*) ao lado e exibem uma mensagem de erro se deixados em branco. O formulário não permitirá o envio até que todos os campos obrigatórios sejam preenchidos.
  • Os campos de dados são organizados com base na ordem em que foram criados na lista.

Como faço para criar um formulário personalizado no SharePoint?

Para alterar a aparência de seu formulário personalizado usando métodos prontos para uso, você pode ir para a página de configurações de lista do SharePoint. Portanto uma vez lá, você pode seguir estas etapas para chegar à página de configurações da lista do SharePoint:

SharePoint Moderno

No canto superior direito da tela, clique no ícone Configurações e selecione Configurações da lista.

SharePoint clássico

Na faixa de opções, clique na guia Lista e selecione o botão Configurações da lista.

Uma vez na página de configurações da lista, ela terá a mesma aparência nas experiências modernas e clássicas. 

Reordenando campos do formulário

Para reordenar como os campos são exibidos em seu formulário de lista, siga estas etapas:

Na página Configurações, role para baixo até a seção Colunas e clique no link Ordem das colunas.

Use os campos suspensos numerados para reordenar as colunas.

Observe que as alterações feitas aqui irão apenas alterar a ordem dos campos conforme eles aparecem no formulário, não seu lugar na visualização de lista. Clique no botão OK para salvar suas alterações.

Campos de formulário obrigatórios

A marcação de um campo como obrigatório pode ser feita em vários locais em uma lista do SharePoint. Estas etapas ilustram como fazer isso na página de configurações da lista:

Role para baixo até a seção Colunas da página Configurações da lista e clique no campo que deseja exigir em seu formulário.

A página Editar coluna terá uma aparência diferente dependendo do tipo de coluna, pois existem configurações diferentes para cada tipo de dados. Independentemente disso, você verá uma opção exigir que esta coluna contenha informações. Selecione o botão de opção Sim.

Por fim clique no botão OK na parte inferior da página para salvar suas alterações.

Conclusão

Se você precisar de ajuda para modernizar seus formulários de lista personalizados, considere contratar um consultor SharePoint. Conecte-se conosco hoje!

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast