Como se beneficiar das propriedades gerenciadas no SharePoint Online

Por Fernando Viana e Sá
Como se beneficiar das propriedades gerenciadas no SharePoint Online

Em nossa postagens anterior, explicamos o conceito de uma propriedade gerenciada. O que eu não discutimos foi porque precisamos dela e qual seria a vantagem de criá-la. Portanto, neste artigo, gostaríamos de fornecer alguns exemplos de onde podemos tirar proveito de uma propriedade gerenciada no SharePoint Online.

1. Web Part de Conteúdo Destacado

O primeiro caso de uso para Metadados Gerenciados é a capacidade de utilizá-los na Web Part de Conteúdo Destacado. Quando você precisa agregar informações de uma única biblioteca de documentos, você sempre pode usar as propriedades da biblioteca.

No entanto, ao agregar de várias fontes (ou seja, bibliotecas no mesmo site ou em sites diferentes), você precisa contar com a propriedade Gerenciada. Lembre-se de que os metadados personalizados em cada biblioteca podem ser únicos, mas graças à propriedade gerenciada e seus mapeamentos um-para-muitos para propriedades rastreadas – você pode escolher o conteúdo certo em várias fontes.

2. Web Part de Notícias SharePoint Online

O mesmo se aplica à capacidade de agregar postagens de notícias em diferentes sites. Novamente, se você exibir postagens de notícias da biblioteca de páginas do site no site em que está, poderá apenas usar as propriedades da página para fazer isso.

No entanto, quando você precisa agregar postagens de notícias em vários sites ou em um único hub com base em certas tags, você precisa utilizar as propriedades gerenciadas.

A propósito, outro exemplo disso seria a data de validade em uma postagem de notícias. Se quiser expirar as postagens de notícias com base na data de expiração e está fazendo isso nas postagens de um site, você pode fazer isso facilmente mais uma vez. No entanto, se você tiver datas de expiração configuradas em sites diferentes (bibliotecas de páginas de sites em todos esses sites), você precisará usar as propriedades gerenciadas novamente (será necessário criar uma propriedade gerenciada personalizada RefinableDate e mapear para todas as propriedades rastreadas dessas bibliotecas de páginas de sites).

3. Aplicar Rótulos de Retenção Automaticamente com Base em Metadados

A outra área onde as propriedades gerenciadas podem ser usadas é o Centro de Conformidade. Os rótulos de retenção podem ser aplicados ao conteúdo em uma biblioteca de documentos, pasta ou nível de arquivo. Você também pode aplicar automaticamente esses rótulos com base em metadados. Para isso, porém, você precisaria, mais uma vez, usar as Propriedades Gerenciadas e usar essa Propriedade Gerenciada em uma fórmula dentro do Centro de Conformidade.

4. Pesquisa Personalizada

Outra área que se beneficia das Propriedades gerenciadas é a pesquisa personalizada. Entretanto, para ser mais preciso, as páginas de resultados de pesquisa personalizadas. Ou seja, isso é algo que poderíamos fazer com o clássico (versões mais antigas do SharePoint). No passado, podíamos utilizar propriedades gerenciadas para refinar ainda mais os resultados por várias propriedades.

Por fim, o SharePoint moderno não permite personalizações de resultados de pesquisa e sua apresentação pronta para uso no momento da redação desta postagem. No momento, isso só é possível com web parts personalizadas. Esperançosamente, isso será possível OOTB em algum ponto.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast