Trabalhando com a visualização de quadro no SharePoint Online

Por Fernando Viana e Sá
Trabalhando com a visualização de quadro no SharePoint Online

Neste post vamos dar uma olhada na visualização de quadro disponível para listas no SharePoint Online, como configurá-la, as limitações são maiores.

Introdução

A visualização do quadro foi introduzida nas listas do SharePoint Online em janeiro de 2022 e oferece uma maneira de visualizar os itens da lista em um quadro com raias que representam seu progresso atual – semelhante a um quadro Kanban. A visualização também permite que os usuários arrastem e soltem itens na visualização do quadro, bem como configurem colunas a serem exibidas nos cartões.

Como criar uma visualização de quadro

Criar uma nova visualização de quadro é muito fácil, pois é uma opção disponível no menu de visualização de qualquer lista/biblioteca:

  • Abra sua lista ou biblioteca
  • Abra a lista suspensa de visualização > selecione criar nova visualização
  • Dê um novo nome à sua visualização
  • Em mostrar como> selecione o quadro
  • Em organizar quadro por > selecione a coluna pela qual deseja organizar as raias
  • Pressione criar
Lista SharePoint Online

 Observação: se você quiser que sua visualização fique visível para todos que têm acesso à lista, certifique-se de que “tornar esta visualização pública” esteja selecionado.

A visualização do quadro agora será criada e você pode começar a configurá-la. Você também será solicitado a configurar um fluxo de “lembrete de data de vencimento”, que pode optar por ativar, fazer mais tarde ou não adicionar.

Limitações atuais e observações

1. Organize por limitações

Neste ponto, você deve ter notado que há uma seleção limitada de colunas pelas quais você pode organizar seu quadro. Esta é a primeira grande limitação da visualização do quadro, você só pode organizar pelos seguintes tipos de colunas:

  • Sim/Não
  • Escolha

2. Sem recursos de classificação/filtro

Outro problema com a funcionalidade atual do quadro é que não há uma maneira óbvia de classificar ou filtrar seus dados na visualização do quadro. Para fazer isso, você deve acessar as configurações da lista clássica, abrir a visualização nas configurações de visualização clássica e, em seguida, classificar/filtrar.

3. Novas colunas não aparecem no designer do cartão

Quaisquer novas colunas adicionadas à sua lista não aparecerão por padrão, nem nos próprios cartões nem no designer do cartão. A única maneira de fazer com que novas colunas apareçam é recriar a visualização do quadro.

4. Os valores das colunas vazias não aparecem nos cartões

Se o item da sua lista contiver valores vazios, as colunas ficarão ocultas dos cartões na visualização do quadro. Isso pode ser confuso, pois a ordem dos campos de cada cartão muda se os itens da lista tiverem ou não dados.

5. Colunas de imagens como cabeçalhos de cartão

Gosto bastante desse recurso, mas não era um comportamento esperado, devo admitir! Quando você mostra colunas de imagens em cartões, elas aparecem como cabeçalho do cartão.

Exemplo – Alterar a ordem das raias de natação em uma prancha

Neste exemplo vou demonstrar como você pode alterar facilmente a ordem das suas raias, apenas alterando a ordem dos valores de sua escolha:

  • Abra sua lista/biblioteca
  • Se você já estiver na visualização do quadro, abra a lista suspensa de visualização > selecione todos os itens
  • Clique com o botão esquerdo na coluna de escolha pela qual sua visualização do quadro está organizada > configurações de coluna > editar
  • Reordene os valores de sua escolha de acordo com sua preferência. Você pode fazer isso selecionando os seis pontos próximos ao valor de sua escolha e arrastando/soltando-os na ordem correta
Lista SharePoint Online

Veja também nosso artigo sobre Guia para governança do SharePoint: uma visão geral

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast