Descubra as principais tendências da intranet para sua empresa!

Por Erick Alves de Moura
Descubra as principais tendências da intranet para sua empresa!

A comunicação interna é muito importante para as empresas, uma vez que garante que os processos sejam feitos de forma correta e otimizada. Nesse sentido, conhecer as tendências da intranet é fundamental, afinal, essa é uma das ferramentas mais utilizadas para a troca de mensagens entre colaboradores.

A intranet nada mais é do que uma rede de internet exclusiva para as equipes de uma organização. Assim, é possível que o setor de comunicação ou RH envie mensagens para todos os funcionários com apenas um clique, por exemplo.

A seguir, vamos apresentar as principais tendências da intranet para que você possa colocá-las em prática na sua companhia. Confira!

Integração móvel

Uma das principais tendências da intranet é a integração móvel, ou seja, permitir que o acesso também seja feito por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

A ideia é que não apenas os computadores da empresa tenham sistemas de intranet, mas também outros dispositivos utilizados pelos colaboradores. Afinal, muitas atividades, hoje, são desenvolvidas por meio de celulares, por exemplo.

Local de trabalho digital

É cada vez mais comum que as empresas sejam descentralizadas, sem que se tenha uma sede física específica. Isso se tornou ainda mais presente com a recente Reforma Trabalhista, que regulamentou o trabalho remoto.

De tal modo, os colaboradores podem executar as suas atividades em suas próprias casas, em coworkings ou em qualquer outro local. Assim sendo, a intranet ganhou mais relevância e, hoje, precisa ter os seus sistemas armazenados em nuvem, para que possam ser acessados a partir de diferentes locais pelos funcionários de uma organização.

Colaboração social

O trabalho em equipe é muito valorizado pelas empresas. Nesse sentido, uma das tendências da intranet pode ajudar. É o caso da colaboração social — que pode ser efetivada por meio de chats, compartilhamento de notícias e mensagens, estratégias de gamificação etc.

Tudo isso é possível pro meio dos sistemas de intranet que tornam a comunicação interna mais eficiente. Se um colaborador tem dúvida sobre a execução de um trabalho, por exemplo, ele pode pedir auxílio a um colega mais experiente via chat, que colaborará com dicas e sugestões.

Blog corporativo

Os blogs corporativos já são muito utilizados para estratégias com o público externo, como em ações de marketing de conteúdo. Mas você já parou para pensar no potencial dessa ferramenta para se comunicar com os colaboradores?

Assim como existem as revistas e jornais empresariais, podem ser criados blogs corporativos exclusivos para os funcionários. Neles, podem ser criados posts com histórias dos profissionais, com a divulgação de eventos etc.

Entre os principais benefícios que a intranet traz para as empresas está a possibilidade de melhorar a comunicação interna, bem como o endomarketing. Assim sendo, o engajamento dos funcionários será aumentado, enquanto que o turnover tende a diminuir.

Gostou de conhecer as tendências da intranet? Sem dúvida, estamos falando de uma ferramenta muito útil e que trará diversos benefícios para a sua companhia. Portanto, não deixe de considerá-la!

Quer receber materiais relevantes como este em seu e-mail? Então, assine a nossa newsletter! Assim, poderemos sempre enviar as publicações do nosso blog!

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast