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4 dicas práticas para criar intranet com o SharePoint

4 dicas práticas para criar intranet com o SharePoint

Não é novidade: o mercado exige que as empresas invistam em diferenciais para que possam se adequar ao alto nível de competitividade existente. Por isso, não basta pensar apenas no cenário externo. Aprimorar estratégias para o público interno da corporação é um passo fundamental. 

Quando se fala em comunicação e acesso à informação, a intranet surge como uma facilitadora no gerenciamento de conteúdo e agrega valor à atuação dos usuários. Esses benefícios podem ser ainda melhores por meio da utilização do SharePoint.

Afinal, o SharePoint permite a utilização de recursos úteis, como: pesquisa, notícias, personalização, CMS, diretório de funcionários, espaços de colaboração de equipes, wikis, etc. Todo esse suporte faz com que o seu negócio seja ancorado por uma boa navegação, aprimorado com uma pesquisa inteligente e layouts que facilitam o acesso.

Quer entender mais sobre o tema? Então, continue a leitura! Preparamos este post com dicas práticas sobre a utilização do SharePoint. 

1. Fazer levantamento das necessidades do negócio

O site da intranet precisa ser pré-construído por meio de uma pesquisa sobre as necessidades da empresa. Isso deve envolver equipes de administradores, participantes do negócio e consultores.

É importante definir quais desafios existem em cada departamento. Em geral, essa reflexão consiste em considerar quem são os usuários finais, o que esperam e o que fazem na plataforma.

2. Priorizar a funcionalidade e manter as informações atualizadas

Uma das vantagens do SharePoint é a possibilidade de personalização dos layouts, com modos de exibição muito interessantes. Naturalmente, é importante reforçar a identidade da instituição, mas antes disso, é fundamental priorizar a funcionalidade da plataforma.

É preciso planejar como as páginas serão estruturadas, como os usuários navegarão e como as informações serão dispostas. Uma plataforma com boa aparência tem grande valor ao atrair a atenção dos usuários e mantê-lo empolgados.Porém, a usabilidade deve ser priorizada.

3. Investir em um bom conteúdo

Investir em bons conteúdos é essencial e isso envolve constantes atualizações para que as informações oferecidas sejam, de fato, utilizáveis.

A dica pode parecer redundante, mas deve ser lembrada. É necessário focar em informações sobre a empresa, guias úteis e nas comunicações sobre as últimas conquistas do seu negócio, por exemplo. Também, é válido incluir componentes de interação com o usuário, como uma caixa de comentários e fóruns de discussão.

Isso pode aumentar o tráfego e atrair mais visitas.

4. Utilizar uma consultoria especializada

Uma consultoria especializada em SharePoint pode ajudar muito! A partir dela, você terá o suporte necessário para a utilização correta da plataforma e poderá explorar suas soluções da melhor maneira. Seja para a atuação colaborativa ou individual dos usuários, gerenciamento de riscos ou projetos: a consultoria faz a diferença.

Como você pode perceber, ao utilizar o SharePoint, a comunicação interna da sua empresa é potencializada. Mas seus benefícios não terminam aí: a plataforma permite a conexão dos usuários, compartilhamentos de documentos e espaços de trabalho. O que isso significa? Melhoria no desempenho, por meio da agilidade nos processos e acessibilidade à informação.

Então, agora que você já sabe como criar intranet com SharePoint, que tal entrar em contato conosco da Consultoria SharePoint e conhecer mais sobre nossos serviços?