SharePoint: recursos recentes e futuros em 2024

Por Luiz Antonio Sgargeta
SharePoint: recursos recentes e futuros em 2024

O Microsoft SharePoint emergiu como uma plataforma fundamental para uma variedade de operações comerciais colaborativas desde a sua criação em 2001. Ao longo dos anos, o SharePoint evoluiu através de várias versões, cada uma delas baseada na última para introduzir novos recursos, interfaces de usuário aprimoradas e capacidades de desempenho aprimoradas. Esta evolução demonstra o esforço contínuo da Microsoft para se adaptar à evolução das necessidades das empresas e dos indivíduos.

A lista a seguir delineia a jornada das versões do SharePoint desde o seu início até o presente, resumindo as mudanças notáveis que tornaram o SharePoint uma solução ideal para muitas organizações em todo o mundo.

Inovações recentes no SharePoint

O ano revelou um rico conjunto de recursos para SharePoint e Microsoft 365, elevando a experiência do usuário. A seguir está uma lista de atualizações importantes adicionais em 2023:

  • Introdução do aplicativo Microsoft Loop, uma experiência transformadora de cocriação que reúne equipes, conteúdo e tarefas em ferramentas e dispositivos.
  • Início dos recursos do Copilot AI no SharePoint.
  • Integração do Microsoft Viva e SharePoint, painel móvel personalizável e anúncios no Viva Connections e introdução dos Tópicos do Viva no Viva Engage.
  • SharePoint Advanced Management (SAM) para uma administração mais robusta, especialmente no gerenciamento de propostas, contratos e faturas.
  • Compartilhamento simplificado e controle de acesso restrito para SharePoint e OneDrive.
  • Acessibilidade aprimorada na criação de páginas do SharePoint.
  • Entrega direta de notícias do SharePoint para a caixa de entrada de e-mail.
  • Experiência de pesquisa renovada no chat e nos canais.
  • Marcador de imagem Syntex e modelos pré-construídos.
  • Novas opções de temas do site.
  • Recurso Stream Playlists para fácil curadoria e compartilhamento de vídeos.

Olhando para o SharePoint em 2024

À medida que o SharePoint se aproxima de 2024, o roteiro do Microsoft 365 revela uma gama de melhorias, desde atualizações de recursos Syntex até segurança fortalecida por meio de rótulos de sensibilidade. À medida que olhamos para 2024, várias atualizações adicionais interessantes estão no horizonte que aumentarão ainda mais os recursos do SharePoint, melhorando o controle administrativo e a experiência do usuário:

Coautoria em páginas e notícias do SharePoint:

uma nova dimensão colaborativa será revelada, onde vários autores poderão trabalhar simultaneamente em uma página ou artigo de notícias do SharePoint. Este recurso, que visa promover a colaboração em tempo real, está atualmente em desenvolvimento e deverá estar disponível em março de 2024.

Melhorias no histórico de versões da biblioteca de documentos:

Novos controles de versão estão sendo introduzidos para ajudar a reduzir o espaço de armazenamento causado por versões de arquivos de baixo valor. Os administradores terão a flexibilidade de escolher entre um modo automático para expiração inteligente com base na idade e probabilidade de restauração ou um modo manual para definir limites de contagem e expiração de versão com base no tempo. Este recurso, aplicável ao SharePoint e ao OneDrive, está previsto para lançamento em março de 2024.

Experiência renovada de formulários em listas da Microsoft:

facilita a coleta de informações com um design de formulário elegante e fácil de usar que pode ser compartilhado e preenchido sem esforço em qualquer dispositivo. Todas as respostas estarão disponíveis instantaneamente em sua lista após o envio, com lançamento previsto para janeiro de 2024.

Abertura de arquivos que não são do Office em aplicativos de desktop via OneDrive e SharePoint:

em breve, os usuários poderão abrir arquivos que não sejam do Office em aplicativos de desktop diretamente do OneDrive e do SharePoint Web, com todas as alterações sendo sincronizadas perfeitamente. Este recurso está previsto para ser lançado em dezembro de 2023.

Gerenciamento centralizado de marca:

novos recursos de marca e gerenciamento estão sendo introduzidos para garantir a consistência da marca em vários sites e páginas, com lançamento previsto para dezembro de 2023.

Consentimento específico do recurso:

a introdução de novas permissões e APIs .Selected oferecerá suporte à concessão de permissões a aplicativos em todos os níveis onde a herança pode ser quebrada hoje, com estreia em dezembro de 2023.

Criação de sites de aplicativos com permissões reduzidas:

esta atualização permitirá que os aplicativos criem novos conjuntos de sites usando um novo escopo, Sites. Create.All, sem exigir acesso ao conteúdo existente. Esse recurso, previsto para lançamento em dezembro de 2023, facilita cenários de provisionamento com permissões de locatário reduzidas.

Por último, em 2024 trará colaborações interessantes com GitHub, integração do Copilot AI e experiências de administração refinadas, pintando uma perspectiva promissora. Estas atualizações sublinham o compromisso contínuo da Microsoft em melhorar as funcionalidades do SharePoint, tornando-o uma plataforma ainda mais poderosa e fácil de utilizar à medida que avançamos para 2024.

Veja também nosso artigo sobre Etapas essenciais para priorização de projetos.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast