Etapas essenciais para priorização de projetos

Por Erick Alves de Moura
Etapas essenciais para priorização de projetos

Tempos de incerteza económica são desafiantes para as organizações que tentam manter a rentabilidade. Muitas vezes, as empresas têm de cortar custos ou alterar os seus projetos ativos, e existe a preocupação de que possam perder impulso nos projetos mais críticos para os negócios.

Muitas organizações enfrentarão as mesmas decisões: quais projetos devem ser acelerados, pausados ​​ou interrompidos completamente? Como as perspectivas económicas futuras são desconhecidas, muitas empresas podem começar a redefinir as prioridades dos projectos com base no medo. No entanto, existe uma abordagem melhor: uma abordagem baseada na estratégia e em suas equipes.

Negócio Arriscado: Priorização de Projetos

É um desafio determinar quais projetos devem ser interrompidos ou pausados ​​quando você não sabe o que considerará normal no futuro. O que torna ainda mais difícil decidir, porém, é que não faltam métodos para priorização ou racionalização de portfólio. As empresas podem optar por priorizar projetos com base em uma meta atual e de curto prazo de redução de custos ou focar em projetos inovadores e arriscados que proporcionem uma vantagem competitiva.

Então, como encontrar o equilíbrio certo e discernir quais projetos são mais críticos para os negócios nestes tempos de incerteza?

Aqui estão quatro etapas práticas que você pode seguir:

Etapa 1: articule seus objetivos

Comece definindo seus objetivos de curto e longo prazo. Eles informarão suas decisões sobre quais projetos estão alinhados com seus objetivos operacionais e estratégicos.

A melhor maneira de fazer isso é considerar o que você precisa fazer agora para sobreviver à crise econômica, o que manterá seu negócio funcionando e crescendo depois que ela terminar e o que inspirará confiança em suas equipes. Se você tiver prioridades concorrentes, atribua pesos diferentes aos seus objetivos para ajudar a determinar o valor e a importância relativos.

Etapa 2: Alinhe os projetos aos seus objetivos

Se você tem um projeto focado na criação de um novo produto, ele pode se adequar melhor aos seus objetivos de longo prazo ou pode ajudá-lo a melhorar o fluxo de caixa agora mesmo, dependendo do projeto. Para isso, um projeto de atualização do site dedicado a melhorar a experiência do usuário pode ajudar os clientes a decidir contratá-lo agora mesmo, ou pode ser o projeto perfeito para focar no futuro, quando as condições econômicas forem mais favoráveis.

Etapa 3: avaliar os riscos e seu impacto

O nível de risco associado a cada projeto depende da cultura e da tolerância ao risco da sua organização. Conscientizar-se dos riscos de abandonar um projeto estratégico ou de desaceleração da sua empresa, por exemplo, é fundamental.

Considere o impacto de qualquer decisão em suas equipes, estando especialmente atento ao efeito na vida, nas emoções e nos níveis de estresse das pessoas. E esteja ciente da magnitude da mudança que você está introduzindo. Se você ignorar esses fatores, suas equipes poderão ficar ansiosas ou perder a confiança em suas decisões.

Etapa 4: priorize seus projetos

Depois de compreender os riscos associados às seleções de seus projetos, você poderá priorizá-los com base no que é mais importante e urgente para o seu negócio. Concentre-se nos projetos que sustentarão suas operações e o posicionarão melhor para o sucesso quando a economia se recuperar.

Antecipando o Futuro

Quando se trata de priorização de projetos, especialmente durante a incerteza econômica ou outras crises, o melhor curso de ação é evitar sucumbir ao medo. O medo pode limitar sua perspectiva, restringir suas escolhas e obstruir seu caminho estratégico.

Em vez disso, ao selecionar e priorizar projetos, deixe-se guiar pelos seus objetivos de curto e longo prazo, pelo bem-estar das suas equipes e pelo equilíbrio entre risco e impacto. Então, assim que a economia se recuperar, você se posicionará para continuar a expandir sua empresa de forma proativa.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast