Sharepoint: como mapear o sharepoint drive e seus benefícios

Por Fernando Viana e Sá
Sharepoint: como mapear o sharepoint drive e seus benefícios

Uma das principais vantagens do SharePoint é que ele é um local seguro para armazenar seus documentos. Infelizmente, as pessoas só acessam as bibliotecas de documentos usando um navegador da web específico.

Boas notícias! Existe outra maneira conveniente e perfeita de acessar qualquer arquivo na plataforma. Mapear a unidade do SharePoint para qualquer dispositivo que você esteja usando é um método mais prático e confortável. Leia mais!  

Quais são os requisitos para mapear a unidade do SharePoint?

Existem alguns requisitos que você precisa atender para aproveitar um mapeamento do SharePoint sem estresse. Observe atentamente o seguinte: 

  • Certifique-se de instalar e baixar o aplicativo de sincronização do OneDrive . O OneDrive geralmente é instalado em nosso computador. Se não estiver disponível no seu dispositivo, você poderá instalar o aplicativo OneDrive Syn em um minuto ou dois.   
  • Seu computador ou laptop deve estar no Windows 10 ou superior. Ele deve ter o Windows PowerShell 7+ e o PowerShell 5.1.   
  • Você deve ter acesso à biblioteca de documentos e a um site do SharePoint Online. É aqui que você vai mapear as unidades de rede.   

Usando o Explorador do Windows

Para iniciar, clique com o botão direito do mouse em Windows Explorer no seu dispositivo. Basta selecionar Este PC -> Computador. Depois disso, selecione Mapear unidade de rede.  

Depois de clicar em mapear unidade de rede, atribua a letra da unidade à unidade do SharePoint. Em seguida, insira a URL da biblioteca de documentos ou o site do SharePoint na caixa pasta, ative “Reconectar” ao entrar e clique em “Concluir”.  

Assim que o processo de mapeamento for concluído, você poderá encontrar o novo local de rede no Windows Explorer. Você finalmente mapeou a unidade de rede como um profissional.   

Por que mapear o SharePoint Drive?

Muitas pessoas estão céticas se irão mapear o SharePoint como uma unidade de rede porque alguns dizem que os recursos da plataforma colaborativa são impossíveis de usar, incluindo histórico de versões, alertas e exibições.  

Mas com que frequência você emprega esses recursos? Com certeza, você não os usa todos os dias. Portanto, não podemos negar que uma unidade mapeada é mais prática e rápida do que o esperado.  

Se você preferir o Explorador de Arquivos, não poderá maximizar os benefícios dos metadados. Mas isso não é um grande problema, pois os espaços de trabalho online não usam metadados com mais frequência do que todos pensam. Iniciantes e usuários experientes do SharePoint ainda preferem estruturas de pastas.  

Abaixo estão alguns motivos pelos quais você deve considerar o mapeamento da unidade do SharePoint: 

Arrastar e Soltar Trabalhos 

Há alguns anos, a Microsoft fez melhorias no SharePoint 2013 quando introduziu a funcionalidade de arrastar e soltar.  

Mas sejamos honestos. É difícil fazer upload e mover pastas no navegador. O pior é que você não pode arrastar nenhum arquivo do SharePoint no navegador para locais diferentes.  

Diga adeus a esse incômodo hoje abrindo as bibliotecas de destino ou de origem no modo Explorer. Depois disso, arraste e solte o arquivo. Isso será mais fácil quando as bibliotecas estiverem mapeadas.  

É simples salvar e abrir arquivos 

Além da funcionalidade de arrastar e soltar, salvar e abrir arquivos será muito mais fácil depois de mapear o SharePoint como uma unidade.  

Tanto o MS Office 2013 quanto o 2016, por exemplo, tornaram o SharePoint um bom local para salvar ou abrir arquivos. Sim, pode não ser perfeito. Mas é ótimo.  

Antes, salvar e abrir arquivos era complicado. As coisas são diferentes quando sua biblioteca é mapeada como uma unidade de rede. Isso significa que você pode ter acesso aos seus arquivos na janela do Explorer.  

Se você ainda achar confuso o mapeamento da unidade do SharePoint, não há nada de errado em pedir ajuda de um profissional experiente e certificado. Embora a contratação de um possa exigir custos extras, isso pode economizar seu tempo e tornar todo o processo livre de problemas.

Inteligência de negócios com SharePoint
em Inovação

Inteligência de negócios com SharePoint

No cenário empresarial atual, orientado por dados, as organizações dependem de soluções robustas de Inteligência de Negócios (BI) para extrair…

por Erick Alves de Moura
mar 11, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast