Power BI: o que é e o que você pode fazer com ele

Por Erick Alves de Moura
Power BI: o que é e o que você pode fazer com ele

Os dados são reis e possuí-los dá poder. Mas não há como usá-los para governar seu setor se não transformar esses dados em insights acionáveis. Assim para entender a imensa quantidade de informações digitais que sua empresa gera atualmente, você precisa de um software de business intelligence poderoso.  Portanto uma das melhores opções disponíveis, não importa com que tipo de dados você está lidando, é o Power BI. Então, vamos examinar mais de perto o que essa opção tem reservado para você. 

O que é Power BI? 

O Power BI é um produto de business intelligence da Microsoft – é uma plataforma versátil com uma série de ferramentas para processar grandes quantidades de dados, então você não só pode coletar e agregar todos os seus dados, mas também pode visualizá-los graficamente , analise os resultados e compartilhe seus insights com outras pessoas. A plataforma consiste em aplicativos e serviços locais e baseados em nuvem e se conecta a uma ampla variedade de fontes de dados e ferramentas de negócios da Microsoft e de terceiros. 

4 principais benefícios do Power BI

  1. Pode melhorar o processo de tomada de decisão e torná-lo mais preciso, fornecendo percepções detalhadas. Quando todos os dados estão disponíveis em um só lugar, o risco de que algo seja esquecido é significativamente menor. 
  2. Ele permite que os usuários extraiam “a verdade” que pode estar escondida atrás de conjuntos de dados aparentemente caóticos ou enormes.  
  3. Ele tem recursos de aprendizado de máquina integrados para identificar tendências e fazer previsões. Dessa forma, você sempre pode estar alguns passos à frente da concorrência. 
  4. Ele pode ser altamente personalizado , para que os usuários possam encontrar rapidamente o que procuram. 

Como o Power BI pode ser utilizado

Existem várias maneiras de as empresas aproveitarem o Power BI, independentemente do tamanho da empresa. Por exemplo: 

  • criação de modelos de dados e relatórios compartilhados por toda a organização ou publicados para que todos revisem, independentemente do tipo de dados que você deseja apresentar;
  • coletar, preparar e analisar grandes volumes de dados e obter insights rapidamente para que você possa dar os próximos passos operacionais; 
  • construir modelos de aprendizado de máquina para obter insights de texto e imagens;
  • transformar insights em inteligência acionável , para que a equipe possa entregar o que a empresa ou seus clientes realmente precisam;
  • automatizar fluxos de trabalho detectando e removendo gargalos para ajudar a fazer todos os processos funcionarem com mais eficiência;
  • transmitir análises em tempo real para que você possa tomar decisões precisas e oportunas. 

Os 6 principais recursos do Power BI

  1. Plataforma única – você pode combinar todas fontes de dados que você reúne em uma plataforma digital e obter insights fáceis de ler. 
  2. Visuais personalizados
    Você também pode criar um visual personalizado do zero com o SDK de visuais, obter a certificação da Microsoft e publicá-lo no AppSource. No entanto, você precisará de um desenvolvedor de software para isso. 
  3. Transmissão em tempo real
    Sempre que algo muda – você é informado instantaneamente. Os painéis em tempo real permitem que você reaja rapidamente e resolva problemas em trânsito. 
  4. Pacotes de conteúdo organizacional
    se você deseja compartilhar alguns ativos do Power BI (como painéis ou relatórios) em sua organização – você pode fazer isso por meio de pacotes de conteúdo organizacional
  5. Recursos móveis
    Você pode acessar sua conta do Power BI quando e onde precisar usando o aplicativo móvel , que está disponível no Android, iOS e Windows. 
  6. Integração com seu aplicativo / serviço
    Graças à API REST do Power BI de código aberto , você também pode integrar seu próprio aplicativo ou serviço com a plataforma. 

Todos esses recursos – e muitas outras opções disponíveis na plataforma – ajudam a criar visualizações úteis e acionáveis. Esses painéis podem ser usados ​​para finalidades diferentes, permitindo que você mantenha controle total sobre sua organização, departamento ou projeto. 

Resumo

O Power BI é extremamente versátil e pode ser usado em uma ampla variedade de situações. E embora possa ter uma curva de aprendizado acentuada (depois de um início muito fácil), ele também permite que você crie relatórios ou painéis que sejam elegantes, claros e fáceis de entender da perspectiva de um tomador de decisões. 

E isso não tem preço, pois a capacidade de tomar decisões adequadas e oportunas com base em fatos inegáveis ​​pode rapidamente se transformar em lucros reais para uma empresa e seus clientes ou a sociedade, dependendo do tipo de dados que você analisa e para quem. Veja também em nosso outro artigo como usar dados do SharePoint no Power BI.

Inteligência de negócios com SharePoint
em Inovação

Inteligência de negócios com SharePoint

No cenário empresarial atual, orientado por dados, as organizações dependem de soluções robustas de Inteligência de Negócios (BI) para extrair…

por Erick Alves de Moura
mar 11, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast