Práticas recomendadas do Power Automate: o que você precisa saber

Por Erick Alves de Moura
Práticas recomendadas do Power Automate: o que você precisa saber

O uso da Power Platform pode ser descrito no seguinte processo: Medir (Power BI), Criar (Power Apps) e Automatizar (Power Automate). Entretanto o valor principal é que você não precisa escrever código. Porém há quatro anos atrás, a Power Platform ficava entre o desenvolvedor profissional e o usuário empresarial. Avançando para 2021, todos os serviços sob a plataforma estão alinhados com a filosofia sem código. 

Mantenha a simplicidade (pelo menos no início)

O Power Automate não é mais apenas sobre fluxos. Ou seja, todos nós sabíamos que, desde a renomeação de Flow para Power Automate, veríamos mais automação do que os fluxos que amamos. 

No entanto, lembre-se de que o Power Automate tende para o usuário sem código. Se você está no início de sua jornada de solução de negócios de TI, comece entendendo as funções e conectores básicos e prossiga à medida que caminha para se tornar um usuário avançado.

Esteja ciente de loops de surpresa

Ao configurar um fluxo, por exemplo, para enviar um e-mail de grupo para comunicar a próxima reunião da equipe, você deve estar ciente de que os campos multisselecionados podem causar um loop. Considere um caso em que o grupo de endereços de e-mail foi criado com o ‘criar campo de seleção múltipla’ ativado. Você deve desativar a configuração ‘criar campo de seleção múltipla’ na seção do SharePoint, onde pode gerenciar o grupo de email.

Além disso, você pode criar um loop dentro de outro. Os loops mais comuns são emails, aprovações e itens listados. Os loops podem resultar no envio de vários e-mails, causando confusão geral. Passe algum tempo configurando seu fluxo e se acostume a como a ferramenta funciona antes de prosseguir. 

Entenda os fluxos como a “camada de negócios” ao construir uma solução

O Power Automate ou fluxos são frequentemente definidos como o vínculo entre diferentes serviços que unem tudo. Ao construir uma solução, você desejará analisar serviços e recursos como camadas.

Você pode ter uma camada de análise na parte superior (Power BI), seguida por uma camada de apresentação com serviços e recursos como Power Apps, Teams e formulários do SharePoint. Abaixo está a camada de negócios onde residem os fluxos e, na parte inferior, uma camada de acesso a dados. O Azure Application Insight registrará a comunicação de ida e volta entre as camadas.

Lembre-se de que a duração do fluxo expira após 30 dias

Seus fluxos deixarão de funcionar após 30 dias e você não terá como rastreá-los. Às vezes, isso pode não ser um problema, mas se você tiver um processo mais complexo ou mais longo, isso se torna um problema. Como afirmado acima, os fluxos podem ser as cadeias de caracteres que mantêm a comunicação entre os serviços e você pode descobrir que sua solução de negócios está quebrando.

Esteja ciente de sua licença e conectores do Power Automate

Qualquer pessoa que não opte por uma das licenças pode descobrir que determinados fluxos de conexão a serviços (conector premium ou conector personalizado) deixam de funcionar ou pagam a mais.

Conclusão

Se você é um administrador ou proprietário de uma plataforma, provavelmente já se deparou com alguns dos pontos mencionados acima. Seja o fluxo interrompido após 30 dias ou a interconexão entre as camadas de serviço em todo o Microsoft 365. Recomendamos a leitura de nosso outro artigo sobre como obter o máximo proveito do Microsoft Power Platform.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast