Como obter o máximo proveito do Microsoft Power Platform

Por Erick Alves de Moura
Como obter o máximo proveito do Microsoft Power Platform

O Microsoft Power Platform permite que as organizações analisem dados, criem soluções, automatizem processos e criem bots de bate-papo para melhorar e inovar suas operações. Entretanto quando combinados, os vários aplicativos permitem que as organizações criem soluções de negócios que se integram a centenas de aplicativos e serviços gerenciados localmente e baseados em nuvem.

O Power Platform é a abordagem da Microsoft para Low Code, ferramentas fáceis de usar que oferecem suporte a uma melhor automação e gerenciamento de informações. Assim organizações e indivíduos que usam o Microsoft Office 365 podem incorporar a funcionalidade do Microsoft Power Platform em projetos de grande escala ou em seus processos de negócios do dia-a-dia.

Microsoft Power Platform

No Microsoft Power Platform, existem quatro componentes principais que podem ser integrados para melhorar os processos de negócios: Power Apps, Power BI, Power Automate e Power Virtual Agent. Além disso, alguns recursos relacionados à Power Platform incluem: Common Data Service (CDS), o AI Builder, Common Data Model, UI Flow e Connectors.

Sendo assim o foco principal deste artigo será entender os benefícios e recursos do Power Apps, Power BI e Power Automate.

Microsoft Power Automate

O Microsoft Power Automate (anteriormente conhecido como Microsoft Flow) é o componente de automação da Power Platform. Esta ferramenta permite aos usuários criar fluxos de dados automatizados entre diferentes serviços. No Microsoft Power Automate, os usuários encontrarão conexões de dados para muitos serviços conhecidos. Além de oferecer a capacidade de criar um conector personalizado, uma interface para que os sistemas se comuniquem dentro do fluxo de energia. 

Existe também os modelos que podem ser tão básicos quanto enviar um lembrete diário por e-mail aos colegas de equipe sobre uma tarefa ou podem envolver fluxos mais complexos, como solicitar a aprovação de um gerente para uma licença.

Por que o Power Automate é um recurso fundamental para qualquer empresa aberta a novas tecnologias?

Para empresas preocupadas em fazer um investimento no Power Automate, o Microsoft Power Platform é um ótimo lugar para começar, pois oferece uma série de avaliações gratuitas e licenças da comunidade através do Office 365 que permite aos funcionários explorar facilmente a inovação.

Microsoft Power Apps

O Power Apps tornou mais simples para qualquer usuário projetar e criar seus próprios aplicativos. Sendo assim qualquer usuário do Office 365 pode criar um aplicativo para sua empresa ou equipe usar. Entretanto existem três tipos de aplicativos que podem ser criados:

  • Aplicativo Canvas – Cria um aplicativo que pode ser usado em qualquer dispositivo iOS ou Android, navegador da web, Microsoft Team ou SharePoint Page.
  • Aplicativo orientado por modelo – projeta um aplicativo com base nos componentes desejados, com a capacidade de interagir com o Microsoft Dynamics ou um serviço de dados comum. Esses aplicativos também podem ser adicionados a uma equipe ou canal da Microsoft.
  • Portal – cria uma página da web que permite aos usuários de fora da organização criar dados e navegar pelo conteúdo.

A escolha do aplicativo certo depende dos requisitos de cada organização e do resultado geral previsto para os usuários finais.

Microsoft Power BI

O Power BI é amplamente usado porque as empresas compartilham coletivamente dados perspicazes com seus funcionários, equipes e líderes. Sendo assim com a conexão do Power BI aos Power Apps e ao Power Automate, o compartilhamento de dados em tempo real pode ser simplificado, limpo e consistente para os usuários finais.

Considerações chave

Acessibilidade

Algumas licenças do Office 365 incluem a capacidade de usar Microsoft Power Platform, que fornece acesso fácil a essas ferramentas mencionadas neste artigo seguindo as etapas abaixo:

  • Inicie o Office 365 e faça login ou crie uma conta da Microsoft. Uma vez conectado manualmente, digite “Power” na barra de pesquisa
  • Selecione o aplicativo. por exemplo. Power BI, Power Apps ou Power Automate
  • Comece a automatizar e apresentar processos e dados de negócios.

Conclusão

O Microsoft Power Platform demonstra a disponibilidade de automação, criação de aplicativos e apresentação de dados. Com o Microsoft Power Platform, as ferramentas estão na ponta dos dedos do usuário.

Após entender melhor como funciona o Power Platform, confira também como melhorar a implementação do Power Apps com uma prova de conceito em nosso outro artigo.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast