O que são os portais do Microsoft Power Apps?

Por Erick Alves de Moura
O que são os portais do Microsoft Power Apps?

Os portais Power Apps seguem o princípio de baixo código da Power Platform e permitem que seus usuários acessem a construção de sites (portais) de forma fácil e rápida.

Portanto, baixo código significa ferramentas de desenvolvimento visual que substituem linguagens de programação complicadas. Ou, em outras palavras: mesmo os funcionários que não falam código podem criar aplicativos da web e móveis com a ajuda de blocos de construção e arrastar e soltar.

As vantagens dos portais Power Apps

Fique em contato com clientes e parceiros

Com os portais, você pode se conectar com seus clientes e parceiros criando e promovendo comunidades online, portais de autoatendimento, um banco de dados de conhecimento e muito mais. 

Crie sites facilmente em uma interface visual

Portanto, você pode facilmente, com segurança e sem ter que codificar sites responsivos para todos os dispositivos e escolher a partir de modelos de portal ou construir seu próprio modelo.

Integre dados e use plug-ins

Os portais Power Apps estendem os aplicativos e processos da Microsoft Power Platform por um front-end da web que pode ser conectado ao Dynamics 365 e integrado a outros serviços Microsoft (por exemplo, SharePoint).

O Microsoft Power Platform inclui os aplicativos Power Automate, Power BI, Power Virtual Agents e Power Apps. Os portais Power Apps fazem parte dos Power Apps. Cada aplicativo de baixo código oferece a oportunidade de estender o Dynamics 365, Microsoft 365 e Azure para aumentar a produtividade da sua empresa.

As funções dos modelos de portal

Os modelos de portal economizam muito tempo ao construir um site. Usar modelos de portal requer um aplicativo Dynamics 365 ativo, caso contrário, a opção que resta é criar um portal do zero.

Mesmo com um aplicativo Dynamics 365 ativo, criar um portal do zero pode fazer sentido quando nenhum dos modelos disponíveis se ajusta à finalidade do seu portal. Determinadas funcionalidades incluídas nos modelos de portal podem ser adotadas em seu modelo personalizado posteriormente.

Qual modelo de portal é o certo para você, eventualmente depende de qual tipo de portal você gostaria de construir. Como todos os modelos de portal compartilham os mesmos princípios básicos, todos eles incluem as seguintes funções, entre outras:

  • Acesso ao Portals Studio para configurar seu portal (por exemplo, acesso a arquivos CSS)
  • Gerenciamento de conteúdo
  • Extensível por subsites, formulários, etc.
  • Configurações de segurança (por exemplo, funções, acesso ao conteúdo)
  • Funcionalidades gerais, como avaliações, comentários e muito mais

Para criar um portal amigável, você tem a opção de estendê-lo com aplicativos de parceiros certificados do Dynamics 365 e Power Platform , desenvolvidos de acordo com suas necessidades.

Para que usar os portais de Power Apps

Portais de autoatendimento para clientes

Os clientes hoje estão acostumados a buscar ajuda nos portais de autoatendimento. Eles oferecem a oportunidade de pesquisar artigos de ajuda e se conectar com pessoas que estão enfrentando problemas semelhantes. Eles podem registrar uma solicitação de suporte, se necessário, que é transferida diretamente para o Atendimento ao Cliente do Dynamics 365 .

Helpdesks para funcionários

Um de seus funcionários precisa de um novo hardware? Sem problemas! Por meio de um formulário simples, seus funcionários de helpdesk receberão acesso instantâneo a todas as informações importantes de que precisam para processar a solicitação.

Conectando-se com seu serviço de campo

Com os portais Power Apps, os técnicos de serviço de campo podem editar pedidos enquanto estão no local e atualizar o Dynamics 365 Field Service em tempo real.

Como obter o máximo dos Power Apps Portals

O baixo código é a base dos portais de Power Apps. No entanto, certas funcionalidades da sua lista podem exigir um conhecimento mais aprofundado ou um desenvolvedor profissional.

Nossos especialistas na Trinapse têm um grande conhecimento da Microsoft Power Platform e seus aplicativos e ficarão felizes em ajudá-lo em seus esforços para criar aplicativos, bem como portais. Deixe-nos saber o que podemos fazer por você!

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast