Você deve atualizar ou migrar para o SharePoint 2019?

Por Luiz Antonio Sgargeta
Você deve atualizar ou migrar para o SharePoint 2019?

O SharePoint possui várias versões e atualizações, sendo que o software mais novo é de 2019. Mesmo assim, muitas empresas preferem continuar utilizando a versão que já possuem, como a de 2013 ou 2016, em vez de atualizá-la ou migrar para uma nova versão do programa.

Entretanto, é importante saber que em algum momento será necessário fazer uma mudança. Sendo assim, as empresas que trabalham com versões mais antigas precisam saber o que fazer quando esse momento chegar. O ideal é atualizar ou migrar para o SharePoint 2019?

Na realidade, não há uma única resposta certa para essa pergunta. Então, continue lendo nosso post e descubra quando sua empresa deve atualizar ou migrar para o SharePoint 2019!

Quando atualizar ou migrar para o SharePoint 2019

É comum que algumas instituições não queiram mudar o programa que estão usando, afinal os colaboradores já estão acostumados e todos os documentos estão organizados no software. Porém, chega um momento em que a atualização ou a migração se faz obrigatória.

A atualização costuma ser mais simples, porque o programa apenas recebe melhorias e correções de erros presentes na versão anterior. Sendo assim, é como se ocorresse uma revisão na ferramenta e não acontecem grandes mudanças no funcionamento dela.

Já a migração é um pouco mais complexa, pois todas as informações que estão contidas na versão usada devem ser passadas para a nova versão. Para saber qual ação é a mais indicada para sua empresa é necessário analisar a situação do SharePoint que está sendo utilizado no escritório.

Atualização

Se as equipes de sua empresa utilizam, por exemplo, um SharePoint que não tem mais assistência ou garantia é um sinal de que é preciso atualizar a versão usada no escritório.

Outros indícios de que sua versão do SharePoint deve ser atualizada são: as taxonomias criadas no software têm uma abordagem ampla, que dão assistência para praticamente toda a estrutura organizacional, e o sistema operacional precisa ser modernizado.

Quando o SharePoint de sua empresa apresentar algum desses itens será preciso atualizar a versão para que a instituição não tenha problemas mais para frente. Afinal, se ela ficar usando um programa que não tem mais assistência, por exemplo, ela pode perder tudo o que construiu e armazenou devido a um incidente em que não há conserto.

Migração

Já no caso da migração os indícios são outros e você precisa ficar atento a eles, para que sua empresa não tenha problemas no futuro. Caso o seu negócio ainda esteja utilizando versões bem antigas do SharePoint, é sinal de que ele precisa migrar para o de 2019.

Outros indícios são: suas taxonomias precisam ser redesenhadas, a empresa deseja utilizar o SharePoint Online e o sistema de gerenciamento eletrônico que armazena, compartilha e controla dados não é oficialmente da SharePoint.

Lembre-se dos sinais listados aqui para ambos os casos. Assim, quando notar algum deles em seu programa você saberá que é a hora de atualizar ou migrar para o SharePoint 2019!

Caso você tenha mais dúvidas sobre o assunto, entre em contato conosco para que possamos lhe ajudar a melhorar o aproveitamento dessa ferramenta.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast