Qual o impacto das equipes utilizando o Microsoft Teams?

Por Fernando Viana e Sá
Qual o impacto das equipes utilizando o Microsoft Teams?

O Microsoft Teams é uma ferramenta de colaboração capaz de influenciar bastante no trabalho dos colaboradores de uma empresa. Ela auxilia na comunicação entre os profissionais e consegue até melhorar a produtividade deles.

Mas qual é o impacto real que ela causa nas equipes que a utilizam? Para descobrir essa resposta a Forrester Consulting realizou um estudo que foi intitulado de “Total Economic Impact of Microsoft Teams”.

A seguir, vamos mostrar quais foram os principais dados coletados nessa pesquisa para que você saiba como o Microsoft Teams pode impactar a sua equipe. Continue lendo o nosso post e confira!

Impactos positivos do Microsoft Teams

Na comunicação

O Microsoft Teams é uma ferramenta que ajuda muito na comunicação, porque permite que chats e ligações sejam feitas de qualquer lugar do mundo. Assim, reuniões e conversas são realizadas com mais facilidade e agilidade.

De acordo com o estudo da Forrester Consulting, um dos impactos positivos na comunicação é que os usuários da ferramenta diminuem o número e a duração de reuniões. Isso porque as chamadas são de qualidade e não é necessário perder tempo configurando o chat ou a ligação. Em 3 anos, é possível economizar USD$ 6,9 milhões de dólares graças a essa economia de tempo.

A pesquisa constatou também que os colaboradores economizam 7,6 minutos por dia devido à alta qualidade das ligações. As soluções de telefonia da ferramenta ainda podem fazer com que a empresa economize USD$ 648,727 mil dólares em 3 anos.

Como o Microsoft permite que sejam integrados diversos aplicativos a ele, os colaboradores também poupam tempo ao não trocar de ferramenta. Em 3 anos isso resulta em quase USD$ 4,8 milhões de dólares economizados.

No trabalho dos profissionais

Os impactos positivos no trabalho cotidiano também não são poucos e eles são muito importantes para a empresa e seus colaboradores.

Esse estudo mostrou, por exemplo, que os profissionais conseguem economizar 4 horas por semana, já que o Microsoft Teams facilita o compartilhamento de documentos e a comunicação entre pessoas. Com isso, a empresa pode economizar USD$ 14,3 milhões de dólares em 3 anos.

Ademais dessa vantagem, as decisões são tomadas mais rapidamente, pois a comunicação com outras pessoas é mais ágil e eficiente. De acordo com a pesquisa, o tempo de decisão dos profissionais pode melhorar em até 17,7%.

Como há mais comunicação direta, pelos chats ou ligações, o Microsoft Teams também diminui a quantidade de e-mails enviados. Um trabalhador recebe, em média, 89 e-mails por dia, já com o Microsoft ele reduz esse número em 17,3%.

Isso é ótimo, porque os profissionais não precisam ficar procurando e-mails, além de resolverem diversos tópicos de maneira mais ágil. Ou seja, essa ferramenta faz com que os profissionais aproveitem melhor o tempo que possuem.

Sendo assim, a produtividade deles é aprimorada. Afinal de contas, eles gastam menos tempo realizando tarefas mecânicas, como procurar documentos, e mais em atividades essenciais, como o desenvolvimento de projetos.

Além disso, o Microsoft Teams é uma ferramenta muito segura. Então, os colaboradores trabalham sem se preocupar com a privacidade e segurança de seus dados. Na pesquisa realizada pela Forrester, inclusive, 86% dos entrevistados disseram que o Microsoft Teams é mais seguro que outras plataformas de comunicação.

Os impactos positivos nas equipes que utilizam o Microsoft Teams são vários, como demonstrou o estudo da Forrester Consulting. Eles auxiliam na economia de recursos, tempo e na melhora de produtividade e dos serviços realizados pela instituição.

Se você deseja saber mais sobre o Microsoft Teams e seus impactos em empresas não deixe de acessar o nosso blog!

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast