Experiência de pesquisa no Sharepoint online

Por Erick Alves de Moura
Experiência de pesquisa no Sharepoint online

A experiência de pesquisa é o recurso mais importante para qualquer organização, pois ajuda os usuários a acessar e localizar o conteúdo dos sites. O SharePoint está fornecendo duas experiências de pesquisa diferentes para os usuários finais, ou seja, uma experiência de pesquisa clássica e moderna. Entretanto, cada organização pode ficar confusa para selecionar entre a experiência de pesquisa clássica e moderna, que é mais adequada para os usuários de sua organização. Contudo, o mesmo índice de pesquisa é usado por ambas as experiências de pesquisa para exibir os resultados da pesquisa.

Portanto, neste artigo, vamos discutir um pouco mais a fundo as duas experiências de pesquisa, o que dará uma ideia de como selecionar uma experiência de pesquisa para sua organização.

Experiência de pesquisa clássica

No Microsoft 365 / SharePoint Online, os usuários obtêm uma experiência de pesquisa clássica nos seguintes tipos de sites:

1. Sites de publicação
2. Sites de equipe clássicos
3. Centro de Pesquisa

O administrador de pesquisa pode alterar / gerenciar a experiência de pesquisa clássica no Centro de administração do SharePoint. Ou seja, o Search Admin pode gerenciar o esquema de pesquisa, o diretório de pesquisa, as configurações de sugestão de consulta, a fonte de resultados, as regras de consulta, etc.

A interface do usuário pode ser personalizada para o resultado da experiência de pesquisa clássica de acordo com o requisito.

  • A pesquisa clássica fornece uma experiência de pesquisa “controlada” para que todos os usuários encontrem o mesmo resultado para as mesmas palavras .
  • A pesquisa clássica fornece a facilidade de alterar a interface do usuário usando modelos de exibição.
  • Ele fornece uma opção para adicionar mais refinadores para obter resultados de pesquisa mais precisos com base nos refinadores / filtros selecionados.
  • O Search Admin pode vincular o escopo da pesquisa para pesquisar o conteúdo de conjuntos de sites, sites, listas / bibliotecas específicos, etc.
  • Também permite que o Search Admin defina “resultados promovidos” para pesquisar o conteúdo importante.

Experiência de pesquisa moderna

No Microsoft 365 / SharePoint Online, os usuários obtêm pesquisa moderna nos seguintes tipos de sites.

1. Página inicial do SharePoint
2. Sites centrais
3. Sites de equipe modernos
4. Sites de comunicação

A caixa de texto de pesquisa moderna é visível no cabeçalho superior do SharePoint. A pesquisa pode ser gerenciada por meio do Centro de administração do Microsoft 365, mas o administrador de pesquisa não pode personalizar a interface de usuário da experiência de pesquisa moderna. Portanto, ele fornece uma ótima experiência do usuário sem qualquer configuração por parte do administrador de pesquisa.

A pesquisa moderna sempre usa a fonte de resultados padrão para pesquisar o conteúdo de sites, e resultados diferentes são exibidos para usuários individuais com base em palavras-chave e suas atividades nos Sites do SharePoint. Sendo assim, antes de começar a digitar na caixa de pesquisa, também é possível ver os resultados relevantes com base na atividade anterior e no conteúdo de tendência no Microsoft 365.

Se um usuário fizer qualquer alteração no esquema de pesquisa, a experiência de pesquisa moderna também será afetada porque ambas as experiências de pesquisa usam o mesmo índice. 

Alterar a ordem de classificação e construir refinadores com base em metadados não é compatível com a experiência de pesquisa moderna. Portanto, as configurações do esquema de pesquisa a seguir não afetam a experiência de pesquisa moderna.

1. Classificável
2. Refinável
3. Extração do nome da empresa

Experiencia de pesquisa no SharePoint Online

Com base no modelo de site finalizado para uma organização no SharePoint Online, os usuários finais podem experimentar o conteúdo pesquisado em uma interface de usuário clássica ou moderna. Sendo assim, se houver um requisito de personalização, pode-se ir para a experiência de Pesquisa Clássica e selecionar os modelos de site de acordo. Contudo, a experiência de Pesquisa Moderna fornece a melhor experiência do usuário sem nenhuma personalização, para que a empresa de desenvolvimento do SharePoint possa promover sua equipe para começar a usar um site moderno.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast