Novos horizontes para saúde e tecnologia após a COVID-19

Por Erick Alves de Moura
Novos horizontes para saúde e tecnologia após a COVID-19

A pandemia de Covid-19 teve um grande impacto na vida de toda a população mundial. Por isso, muitas pessoas estão repensando e modificando conceitos essenciais de seus cotidianos, como estilo de vida e as formas de fazer negócio.

Nesse novo cenário, o sistema de saúde entrou em evidência. Tanto o sistema público quanto o privado está passando por desafios e tentando encontrar maneiras de aprimorar seus serviços.

Mas, como ficará o sistema de saúde depois da pandemia? Ainda não dá para saber exatamente como ele vai se reestruturar, porém a tecnologia pode ser uma boa aliada nesse novo cenário. Veja, a seguir, 3 previsões sobre os novos horizontes para saúde e tecnologia após a Covid-19!

Saúde e tecnologia após a Covid-19

Aumento da virtualização

Como uma das principais medidas da Organização Mundial da Saúde (OMS) contra o coronavírus é o isolamento social, diversos profissionais passaram a fazer home office. Nesse período em que o trabalho remoto está sendo praticado, boa parte das empresas percebeu que ele realmente funciona.

Então, a tendência é que até mesmo na área da saúde ocorra um aumento da virtualização. O profissional que tem uma função viável de ser realizada em casa pode continuar no trabalho remoto em tempo integral ou alterar entre home office e serviço presencial.

Além disso, os sistemas e as empresas de saúde podem passar a trabalhar com softwares para melhorar a produtividade, fazer contenção de custos e manter seus colaboradores mais seguros.

Mais agilidade e flexibilidade

As instituições de saúde pública, privada e até as empresas tradicionais do ramo, como de biotecnologia e farmácias, terão que aprimorar seus serviços para não perder pacientes e consumidores. E, para realizar essa tarefa, elas terão que ser mais flexíveis e ágeis para encontrar boas soluções.

Elas terão, por exemplo, que analisar seus desempenhos, descobrir as necessidades dos clientes, dos colaboradores e criar soluções eficientes de forma prática e rápida. Por isso, a inteligência artificial (IA) será fundamental nesse novo horizonte da saúde.

Expansão da telessaúde

Telessaúde é um sistema de prestação de serviços de saúde à distância realizado com o auxílio de ferramentas tecnológicas. Com esse serviço é possível, por exemplo, fazer uma consultoria ou um diagnóstico à distância. Dessa forma, resultados podem ser obtidos mais rapidamente, o que ajuda no tratamento dos pacientes.

Isso é possível atualmente graças aos softwares que conseguem digitalizar imagens de exames e compartilhar o resultado com profissionais de forma eficiente, prática e rápida. Tudo indica que esse serviço será expandido e melhorado para atender populações rurais ou de outras regiões remotas do país. Para isso, a tecnologia será novamente uma grande aliada.

Ninguém sabe exatamente como funcionará a saúde depois dessa pandemia, porém é certo que a tecnologia ajudará essa área a aprimorar e adequar seus serviços nesse novo cenário.

Então, se os profissionais estiverem dispostos a aprender novas maneiras de realizar suas funções, os novos horizontes para saúde e tecnologia após a Covid-19 realmente poderão ser positivos e capazes de superar os desafios da área.

Para saber mais sobre como a tecnologia pode auxiliar instituições de diferentes setores, é só continuar acompanhando o blog da Trinapse!

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast