Como definir uma estratégia de ambiente para o Power Platform

Por Fernando Viana e Sá
Como definir uma estratégia de ambiente para o Power Platform

O que é um ambiente Power Platform?

O Power Platform é a resposta da Microsoft à necessidade crescente nos negócios de uma maneira de criar e personalizar soluções de negócios de nível profissional rapidamente, com a capacidade de se conectar a mais de 200 fontes de dados, incluindo SharePoint Online, Azure SQL, Twitter e muito mais.

Por que o ambiente padrão do Power Platform é especial?

Primeiramente, o ambiente padrão é criado automaticamente pelo Power Apps para cada locatário e compartilhado por todos os usuários naquele locatário. Sendo assim, sempre que um novo usuário se inscreve no Power Apps, ele automaticamente adiciona à função Criador do ambiente padrão.

Por que preciso definir uma estratégia no Power Platform?

Desenvolver uma estratégia de ambiente significa configurar ambientes e outras camadas de segurança de dados (DLP) de uma forma que apóie o desenvolvimento produtivo em uma organização, enquanto protege e organiza recursos.

Portanto, se você quiser seguir os princípios do gerenciamento do ciclo de vida do aplicativo (ALM), precisará de ambientes separados para o desenvolvimento e a produção de aplicativos. Embora você possa executar o ALM básico apenas com ambientes de desenvolvimento e produção separados, é recomendável que você também mantenha pelo menos um ambiente de teste separado dos ambientes de desenvolvimento e produção.

Cenários ambientais

Cenário 1 – Produtividade pessoal (ambiente padrão)

Os usos incluem: Aplicativos e fluxos de produtividade pessoal, listas personalizadas do SharePoint e formulários de biblioteca.

Ambiente Pessoal Power Platform

Cenário 2 – Departamental

Ambiente Departamental Power Platform

Os usos incluem: Aplicativos e fluxos de produtividade pessoal, listas personalizadas do SharePoint e formulários de biblioteca e ambientes de departamentos dedicados.

Cenário 3 – Departamental e de aplicação

Os usos incluem: Ambiente padrão, ambientes de departamento dedicados e ambiente (s) dedicado (s) para um único aplicativo.

Cenário 4 – Abordagem de ALM multilocatário

Ambiente Multilocatário Power Platform

Os usos incluem: Separar ambientes de plataforma de energia entre locatários físicos. Pode ser usado para separar os ambientes de Produção, Preparação e Desenvolvimento ou pode ser usado por motivos de geolocalização.

Recomendações / Melhores Práticas

Com base na experiência bem-sucedida com outros contratos com o cliente, a seguir está uma lista de recomendações adicionais que podem ajudar a tornar o gerenciamento de ambientes mais fácil.

  • Primeiramente, atribua a seus administradores a função de administrador de serviço Power Platform ou de administrador de serviço Dynamics 365.
  • Então, restrinja a criação de novos ambientes de teste e produção aos administradores
  • Posteriormente, renomeie o ambiente padrão para ‘Produtividade pessoal’
  • Assim, provisione um novo ambiente de produção para aplicativos / fluxos não pessoais
  • Defina e implemente suas políticas de DLP para seus ambientes
  • Ao estabelecer uma estratégia DLP, você pode precisar de vários ambientes para o mesmo departamento
  • Ao estabelecer sua estratégia de ambiente Power Platform, com base em seu licenciamento, você pode descobrir que precisa provisionar ambientes sem um banco de dados Dataverse (anteriormente chamado de Common Data Service) e também usar políticas DLP para restringir o usuário de conectores premium.
  • Estabeleça um processo para solicitar acesso ou criação de ambientes
  • Ambientes de desenvolvimento / teste / produção para grupos de negócios ou aplicativos específicos
  • Ambientes de uso individual para Provas de Conceitos e workshops de treinamento
  • Use uma conta de serviço para implantar soluções de produção
  • Reduza o número de ambientes de desenvolvimento compartilhados
  • Por fim, compartilhe recursos com grupos de segurança do Azure AD.

Nos da Trinapse contamos com especialistas em Power Platform para ajudar seu negócio a definir a melhor estrátegia de ambiente, entre em contato agora mesmo.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast