Como e por onde começar a usar o Microsoft Power Automate

Por Luiz Antonio Sgargeta
Como e por onde começar a usar o Microsoft Power Automate

Microsoft Power Automate é uma solução sem código com modelos pré-planejados, o aplicativo se conecta a mais de 300 pontos de dados e APIs disponíveis publicamente.

Então, continue lendo para aprender mais sobre o Microsoft Power Automate e como começar seu primeiro ‘fluxo’.

O que é o Microsoft Power Automate?

O Microsoft Power Automate é uma solução de arrastar e soltar sem código / baixo código que permite aos usuários criar fluxos de trabalho para automatizar tarefas repetitivas e processos de negócios.

Além disso, o aplicativo está disponível para desktop, dispositivo móvel e Microsoft Teams, e como um aplicativo de navegador.

Os usuários podem começar rapidamente com modelos e conectores prontos para uso, que podem ser personalizados conforme necessário.

Sendo assim, os modelos incluem notificações, cópia de arquivos, movimentação de anexos de e-mail para o OneDrive e aprovações entre outros.

Pois, o Power Automate inclui mais de 300 conectores , que permitem aos usuários acessar e usar dados com um conjunto de ações e gatilhos predefinidos.

Entretanto, ao contrário do SharePoint Designer, o Power Automate funciona com aplicativos que não são da Microsoft, como Google Drive, Dropbox, Twitter e muito mais.

Assim, para as equipes de TI, a capacidade de adicionar automação aos sistemas legados sem substituir ou configurar esses sistemas é um grande benefício.

Contudo, com base em seu Azure Active Directory, o Power Automate é altamente seguro e fácil de auditar.

Além disso, a automação substitui os processos baseados em papel, aumentando a proteção dos dados.

Automação de processos robóticos

Eesse recurso, disponível com o Power Automate Desktop, permite aos usuários criar fluxos de trabalho em escala – sem codificação.

Ou seja, com uma interface de apontar e clicar, um usuário pode gravar seus movimentos do mouse e do teclado ao completar uma tarefa. O sistema RPA transforma essas informações em um fluxo de trabalho automatizado, por exemplo, coleta de dados para um relatório semanal.

Assim, os usuários podem aprimorar os fluxos com ações e conectores predefinidos e adicionar tratamento de exceções para validar os fluxos automaticamente.

Os usuários podem criar dois tipos de fluxos de trabalho:

  • RPA assistido, que é executado quando o usuário está logado. Ideal para processos que ainda requerem intervenção humana, por exemplo, aprovar um pedido de férias.
  • RPA autônomo, que é executado quando o usuário não está conectado. Portanto, um gatilho definido inicia o fluxo.

Consultor de Processo

O Process Advisor, uma nova adição ao Power Automate, é uma ferramenta de mineração de processos que fornece insights sobre como as pessoas trabalham. Ou seja, o Process Advisor mapeia fluxos de trabalho, encontra gargalos e identifica tarefas para automatizar.

A ferramenta descobrirá quais aplicativos sua equipe usa com frequência e como automatizar ações-chave, por exemplo, copiar dados de um aplicativo para outro.

Ademais, o consultor de processos também torna mais fácil para as equipes colaborarem com analistas de negócios ou administradores para melhorar os processos.

Como funciona o Power Automate?

O fluxo de trabalho ou fluxos do Power Automate são baseados em gatilhos e ações.

  • Um gatilho inicia o fluxo, por exemplo, recebendo um e-mail de uma parte interessada do projeto principal.
  • Uma ação é o que acontece quando o fluxo é acionado. Um fluxo pode ter uma ou mais ações.

Existem cinco tipos principais de fluxos do Power Automate, categorizados como fluxos de nuvem, desktop ou processos de negócios.

Os fluxos de nuvem incluem:

  • Automatizado , um fluxo disparado por um evento, por exemplo, enviar um email se um item em uma lista do SharePoint for alterado.
  • Os fluxos instantâneos permitem que os usuários acionem manualmente um fluxo do aplicativo móvel ou desktop com o clique de um botão. Por exemplo, envie facilmente um e-mail de lembrete para sua equipe antes de uma reunião.
  • Programado, executado no horário definido.

Os fluxos da área de trabalho são usados ​​para automatizar tarefas na web ou em sua área de trabalho com o Power Automate Desktop.

Os fluxos de processos de negócios são baseados em um conjunto definido de ações para ajudar as pessoas a concluir tarefas com mais rapidez e menos erros.

Existem três maneiras de lançar um fluxo:

  1. Comece do zero com um dos fluxos de trabalho listados acima.
  2. Use um modelo existente.
  3. Selecione um conector.

Como criar um fluxo de Automatização

Neste exemplo, usamos um modelo para postar uma mensagem no Microsoft Teams assim que um novo item é adicionado ao Planner.

Primeiramente, para começar a usar o Power Automate, faça login no Microsoft 365 e use o inicializador de aplicativos para abrir o programa.

Na página inicial, você pode:

  • Comece rapidamente com os modelos.
  • Verifique os conectores disponíveis.
  • Gerencie seus fluxos.
  • Crie um novo fluxo.

Procure por ‘Planejador’ para encontrar o modelo.

Pode ser necessário entrar no Microsoft Teams and Planner.

Selecione continuar.

Na próxima tela, você verá como o fluxo de trabalho é construído. O Power Automate é uma ferramenta altamente visual, simplificando o gerenciamento de fluxos de trabalho.

Aqui, você pode adicionar informações importantes, como ID do plano, equipe e canal.

Clique em Salvar. É isso – você criou um fluxo simples para melhorar a comunicação da equipe.

Existem algumas maneiras de validar o fluxo, incluindo Flow Checker e Test.

A qualquer momento, você pode verificar o status de um fluxo em ‘Meus fluxos’.

Nesta área, é fácil:

  • Editar fluxos individuais
  • Compartilhe fluxos com um membro da equipe
  • Verifique o histórico de um fluxo.

Para ver mais detalhes sobre um fluxo, basta clicar no nome do fluxo.

Power Automate e SharePoint

O Power Automate funciona com o SharePoint Online e o SharePoint On-Premises.

Existem vários modelos do SharePoint para experimentar, como:

Fale com nossos especialistas para saber mais sobre o Microsoft Power Automate e como utilizá-lo para as necessidades de seus negócios.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast