Análise e acesso de dados: como fortalecer sua empresa no futuro digital

Por Luiz Antonio Sgargeta
Análise e acesso de dados: como fortalecer sua empresa no futuro digital

Em 2020, poucas foram as empresas que continuaram funcionando da mesma forma que iniciaram o ano. A maior parte das instituições teve que colocar funcionários para trabalhar remotamente e aprimorar a venda de seus serviços e produtos online, já que esse modo de compra se tornou ainda mais procurado pelos consumidores.

Os negócios precisaram se adequar rapidamente a essa nova realidade para continuarem sendo bem-sucedidos. Porém, tudo indica que essa nova realidade vai continuar e, por isso, as organizações devem seguir se atualizando para terem bons resultados no futuro digital.

Uma maneira de se adequar a esse futuro é facilitando a análise e o acesso aos dados da empresa. Se você quiser adequar sua empresa para o que está por vir, continue lendo para saber como uma instituição do futuro digital funciona!

Como adequar sua empresa ao futuro digital

Armazene dados na nuvem

Uma instituição que deseja se adequar ao futuro digital armazena seus dados na nuvem, pois assim ela permite que colaboradores acessem arquivos a partir de qualquer local que tenha internet.

Em uma realidade que diversos profissionais trabalham de forma remota, o armazenamento de dados na nuvem facilita bastante o serviço e não prejudica o andamento da empresa.

Além de armazenar os dados na nuvem, o negócio pode e deve melhorar esse serviço com o tempo. Ou seja, encontrar ferramentas que facilitem ainda mais a busca e o compartilhamento de documentos na nuvem.

Utilize inteligência artificial

Já falamos aqui no blog que todos deveriam se animar com a inteligência artificial (IA) e o futuro digital só mostra o quanto isso é verdade. Empresas que estão se adaptando à nova realidade usam essa tecnologia para automatizar processos, melhorar a produtividade de seus colaboradores, facilitar o monitoramento de dados e tomar decisões mais eficientes.

A inteligência artificial ainda ajuda sua empresa a definir quais dados são importantes para o negócio e quais não precisam ser monitorados tão de perto. Lembre-se de que é essencial acompanhar dados relevantes para sua empresa, porque só assim você poderá identificar problemas ou soluções que importam para a instituição.

Monitorar dados que não são relevantes para o sucesso da empresa só toma o seu tempo e não traz resultados interessantes para o negócio.

Não sobrecarregue o time de TI

O time de TI da empresa do futuro digital deve se preocupar com tarefas que realmente são de sua responsabilidade. Isto é, ele não pode ficar encarregado pelo acesso e análise de dados, pois essas tarefas precisam ser realizadas com agilidade e não devem interferir no serviço da equipe de TI.

Sendo assim, a análise e o acesso aos dados devem ser realizados em locais que facilitam e aprimoram cada uma dessas atividades, como a nuvem e o Microsoft SharePoint.

Com essas ações, sua empresa vai conseguir se adequar ao futuro digital que está se formando. Como ele também está se desenvolvendo, lembre-se de que outras mudanças virão, mas implementar essas 3 ações em sua empresa é uma ótima forma de começar a se adequar a essa nova realidade.

Já que abordamos o futuro digital das empresas, veja também como a tecnologia está transformando o bem-estar dos funcionários!

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast