Por que todos deveriam se animar com a inteligência artificial

Por Erick Alves de Moura
Por que todos deveriam se animar com a inteligência artificial

Um mundo onde a inteligência artificial (IA) fazia parte do cotidiano das pessoas sempre pareceu muito distante. É claro que essa ideia sempre pareceu bem longe da realidade, porque quando se usa o termo IA grande parte da população imagina máquinas tomando o lugar dos seres humanos.

Esse cenário realmente está bem distante do que vivemos atualmente, porém não se pode negar que a inteligência artificial já faz parte do dia a dia das pessoas. Ela é encontrada, por exemplo, em tecnologias de celulares, streamings e várias ferramentas utilizadas no cotidiano.

E por que todos deveriam se animar com ela e ajudá-la a crescer ainda mais? É isso que vamos lhe mostrar agora!

Por que se animar com a inteligência artificial

1. Mais oportunidades

Com a inteligência artificial é possível inovar, criar soluções para problemas antigos e aprimorar as maneiras de se fazer diversas atividades. Sendo assim, as possibilidades crescem bastante para os empreendedores.

Eles podem melhorar o serviço que realizam em uma empresa tradicional ou até mesmo criar negócios diferentes e inexplorados. Há alguns anos, por exemplo, você imaginou que empresas voltadas para a criação de chatbots seriam bem-sucedidas? Esse é um grande exemplo de como a inteligência artificial pode criar oportunidades de negócio para toda a população.

2. Auxilia no melhoramento de processos

Empresas de diferentes setores podem se beneficiar muito do uso da inteligência artificial. Ela consegue auxiliar vários tipos de negócio, porque atualmente existem softwares com IA voltados para diferentes áreas.

Além dos chatbots já citados que auxiliam no atendimento ao cliente, há ferramentas voltadas para ajudar, por exemplo, o setor de RH e o financeiro, que lidam com uma grande quantidade de dados diariamente.

Como você pode perceber, a IA não substituiu os colaboradores de uma empresa. Na realidade, ela é utilizada para que os profissionais tenham mais tempo livre para se dedicar a atividades relevantes e realizem tomadas de decisões mais rápidas e eficientes.

3. Ela só vai funcionar se todos contribuírem

A inteligência artificial tem um potencial enorme que está apenas começando a ser explorado. Boa parte das criações iniciais, como as que já foram citadas, está funcionando super bem. Entretanto, todos precisam participar do crescimento da utilização de IA para que essa tecnologia continue a trazer bons resultados.

Senão, a diversidade que existe no mundo vai ficar de fora das tecnologias criadas com a inteligência artificial. Isso é muito ruim, primeiro porque os softwares não vão agradar todos seus usuários.

Segundo, pois sem a diversidade dificilmente a IA vai conseguir cumprir bem o seu papel. Ou seja, a falta de diversidade nas ferramentas será ruim tanto para os clientes quanto para as empresas. Para continuar no exemplo de chatbots, ninguém deseja que um produto aja como Tay, o chatbot da Microsoft, não é mesmo?

Sendo assim, todos devem se animar com a inteligência artificial e ainda participar de sua expansão no cotidiano das pessoas. Dessa forma, os softwares com essa tecnologia serão capazes de aprimorar o auxílio às empresas, criar oportunidades melhores e mais inclusivas.

Depois de entender por que todos deveriam se animar com a inteligência artificial, confira como o espaço de trabalho moderno afeta a todos!

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast