5 tecnologias que alimentam a transformação digital

Por Fernando Viana e Sá
5 tecnologias que alimentam a transformação digital

A transformação digital é um processo que ocorre em uma empresa quando esta investe em tecnologias digitais para resolver problemas do cotidiano, como melhorar a produtividade, a experiência do consumidor e os resultados do negócio.

Diversas empresas já aplicam essa transformação digital em seus escritórios, sendo que o investimento mundial nessa área deve atingir US$2,3 trilhões em 2023, de acordo com a International Data Corporation (IDC).

Como essa transformação é essencial para que empresas de diversos setores se mantenham atualizadas e competitivas no mercado, vamos mostrar agora 5 tecnologias que alimentam a transformação digital. Confira!

1. Serviços na nuvem

A computação em nuvem, ou cloud computing em inglês, é uma tecnologia que muitas empresas já utilizam, principalmente aquelas que trabalham com profissionais remotos. Ou, vai dizer que você nunca usou programas como Google Drive e Skype em seu serviço?

Essa tecnologia é muito usada porque facilita bastante a comunicação entre colaboradores, o acesso e o compartilhamento de documentos. Consequentemente, a nuvem melhora a colaboração entre profissionais e os fluxos de trabalho da empresa.

2. Inteligência artificial (IA)

A inteligência artificial tem uma capacidade muito grande de auxiliar empresas e um bom exemplo disso são os chatbots. Eles são capazes de ajudar os consumidores, aprender com as respostas deles e até entender quando é necessário passar o caso para um atendente real.

Esse exemplo é interessante, pois mostra exatamente como a inteligência artificial pode auxiliar uma empresa ao automatizar tarefas e melhorar a experiência do consumidor ao mesmo tempo.

3. Internet das coisas

Também conhecida como Internet of Things (IoT), a internet das coisas se refere a uma rede de dispositivos conectados, mas que não envolve somente os aparelhos comuns, como tablets e celulares.

Por isso, essa tecnologia é capaz de capturar dados que antes as empresas não tinham acesso. Com essas informações, instituições podem compreender melhor seus consumidores e criar soluções mais adequadas para eles.

4. Business Intelligence

O Business Intelligence (BI) é um termo que abrange a coleta, o monitoramento e a análise de dados para aprimorar as decisões da empresa, saber o que está funcionando e o que não está. Sendo assim, as ferramentas de BI são excelentes para analisar informações de forma simplificada, ágil e eficiente.

Elas podem analisar diversos dados, como o comportamento de clientes ou o desempenho de um produto e, assim, ajudar sua empresa a encontrar o melhor caminho para atingir bons resultados.

5.Tecnologia de voz

A tecnologia de voz não decolou no Brasil como em outros países, por exemplo, nos Estados Unidos. Ela não se tornou um grande sucesso por aqui, principalmente porque existe ainda uma falta de entendimento do português por parte das plataformas e também por uma questão cultural do brasileiro.

Entretanto, como essa tecnologia está sendo aperfeiçoada e já faz sucesso em outros territórios, não podemos desconsiderá-la em nossa lista. Os consumidores estão aprendendo a usar essa tecnologia, especialmente os mais novos, então as empresas precisam compreender também como ela pode ajudar nos negócios.

Nos Estados Unidos, por exemplo, ela é muito utilizada por clientes fieis para fazer compras. Então, oferecer essa opção no futuro pode ser uma maneira de conquistar consumidores.  

Como foi dito, a transformação digital é um processo pelo qual todas as empresas que desejam continuar atualizadas e competitivas devem passar. Agora você entende o porquê dessas mudanças serem tão necessárias, não é mesmo? As tecnologias listadas conseguem aprimorar vários itens de sua empresa, como a produtividade e o atendimento ao cliente. Então, elas devem ser implementadas em seu negócio.

Depois de conhecer tecnologias que alimentam a transformação digital, veja também como tornar sua empresa um local de trabalho moderno para obter resultados melhores!

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast