Visualização de dados com o Microsoft Power BI

Por Fernando Viana e Sá
Visualização de dados com o Microsoft Power BI

A análise de dados é um requisito para qualquer empresa que queira ser competitiva, conhecer seus clientes e tomar decisões baseadas em dados . Neste sentido, já não basta ter acesso aos dados, mas também é fundamental analisá-los e criar visualizações que promovam a sua compreensão.

Escolher a ferramenta certa é extremamente importante, pois nem todas possuem as mesmas capacidades e, dependendo de qual escolhermos, o resultado pode variar. 

O que é Power BI?

O Power BI é um conjunto de ferramentas baseadas em nuvem que permite às empresas acessar, analisar e entender dados e, portanto, tomar decisões baseadas em dados. Além disso, os dados são acessíveis e compartilhados por qualquer funcionário da empresa e atualizados em tempo real. 


O Power BI inclui três programas:

  • Power BI Desktop: Um aplicativo de desktop gratuito que permite a transformação e visualização de dados, bem como a criação de relatórios.
  • Serviço Power BI: Este serviço online possui capacidades semelhantes ao aplicativo desktop, mas permite a atualização em tempo real. Além de publicá-las e compartilhá-las.
  • Power BI Mobile: O aplicativo no qual os relatórios são exibidos em dispositivos móveis iOS, Android e Windows.

Este conjunto de ferramentas inclui as técnicas usuais, como previsão , adição e medições rápidas , bem como técnicas mais avançadas, como linguagem de fórmula DAX que dá controle absoluto sobre o modelo.

Por que escolher o Microsoft Power BI?

O principal benefício do Power BI é ser uma das plataformas de visualização de dados que permite o desenvolvimento de melhores apresentações e designs de informações, além de incluir capacidades de integração e garantir a segurança dos dados. Além disso, o Power BI permite a personalização de todos os painéis e relatórios e inclui um sistema de segurança e governança de dados que protege as informações e facilita o gerenciamento e governança de dados. 

Outra vantagem competitiva do Power BI é que ele incentiva a integração de dados , uma vez que tem a capacidade de coletar dados de várias fontes e em qualquer formato – seja de um software local ou de plataformas digitais -. Por exemplo, ele tem acesso a bancos de dados relacionais e não relacionais, arquivos do Excel, CRM, Azure e SQL, ou até mesmo aplicativos da web como Google Analytics ou Google Ads.


Resumindo, os benefícios do Power BI são:

  • Conectividade: o Power BI tem a capacidade de importar dados em qualquer formato e armazenados em qualquer fonte de dados. Além disso, facilita a transformação e o cruzamento de dados de diferentes fontes em uma única visualização. 
  • Compartilhamento: como um aplicativo armazenado na nuvem, o Power BI facilita o compartilhamento de relatórios com funcionários e clientes. Desta forma, é mais fácil a articulação e a consulta dos relatórios de todos os departamentos, promovendo a cooperação entre as diferentes áreas de negócio e as estratégias conjuntas.
  • Utilidade transversal: Outro aspecto fundamental desta ferramenta é que ela é funcional e útil para todos os departamentos de uma empresa. A criação de dashboards adapta-se aos requisitos e necessidades de cada departamento e melhora a atividade empresarial global.
  • Atualização em tempo real:  Dessa forma, as empresas podem tomar decisões em tempo real.
O que o Power BI pode fazer pela minha empresa?

No mundo de hoje, a análise de dados é uma vantagem competitiva para qualquer negócio e, de fato, tornou-se uma necessidade. Ter dados de qualidade bem analisados permite que as empresas descubram seus pontos fortes, seus pontos fracos e ineficiências, tomem decisões baseadas em dados , estejam cientes das oportunidades e prevejam cenários futuros . Além disso, a análise de dados é fundamental para desenvolver estratégias centradas no cliente e melhorar as experiências do usuário. 

Por tudo isso, o Power BI é uma ferramenta fundamental, já que não só é capaz de analisar dados, mas também atinge modelos pouco visíveis. Assim, ele facilita que as empresas cheguem a conclusões confiáveis ​​e, portanto, tomem melhores decisões e desenvolvam estratégias de business intelligence mais eficazes .

Na Trinapse, como parceiro do Microsoft, contamos com especialistas no uso desta ferramenta. Se você deseja descobrir nossas soluções Power BI, entre em contato.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast