Por que terceirizar o desenvolvimento de software em 2023?

Por Fernando Viana e Sá
Por que terceirizar o desenvolvimento de software em 2023?

Para a pergunta que muitas empresas têm sobre ‘por que terceirizar o desenvolvimento de software’, existem algumas respostas muito simples e diretas – isso facilita a vida, torna o dimensionamento rápido muito mais viável e fornece uma rota alternativa para dimensionar recursos que geralmente é significativamente mais gerenciável . Mas isso não conta a história completa. Neste post do blog, veremos algumas das razões pelas quais as empresas optam por terceirizar o desenvolvimento de software e a vantagem competitiva que essa decisão geralmente traz. 

6 principais razões 

1. Obtenha acesso a um conjunto maior de talentos

Para empresas que procuram contratar desenvolvedores, o pool de talentos de engenharia e desenvolvimento de software é incrivelmente competitivo. A demanda está em alta e contratar candidatos adequados e altamente qualificados pode ser um processo muito difícil. 

Ao se envolver com um parceiro de desenvolvimento de software terceirizado, você ignora esse problema e abre um novo conjunto de talentos. O desenvolvimento de software de terceirização remove os limites geográficos e oferece acesso a um conjunto de talentos de classe mundial. 

2. Custos de mão de obra reduzidos

Os parceiros de desenvolvimento de software terceirizados geralmente criam equipes com custos de mão de obra mais baixos. As organizações também evitam investimentos iniciais caros em infraestrutura, ferramentas de desenvolvimento e licenças. Embora isso seja obviamente um grande benefício para uma empresa em crescimento, nosso conselho é nunca colocar a economia de custos antes da qualidade. Procure sempre manter uma relação custo-qualidade aceitável. 

3. A capacidade de aumentar e diminuir os recursos

Uma das principais razões pelas quais as organizações se envolvem com parceiros de terceirização de software é a capacidade de aumentar e diminuir os recursos. Muitas vezes, as organizações só precisam aumentar os números por um curto período de tempo ou para atingir determinados objetivos do projeto. Quando um projeto termina e você fica com uma equipe inchada, isso pode sobrecarregar muito os recursos. Ao trabalhar com um parceiro terceirizado, você não precisa contratar desenvolvedores em período integral. Você pode construir uma equipe dependendo da carga de trabalho e das tarefas atuais. 

4. Obtenha conhecimento de domínio especializado 

Ao contratar talentos internos, as organizações precisam pensar em mais do que apenas habilidades especializadas. Além de encontrar indivíduos altamente qualificados, as empresas precisam considerar a experiência no domínio. Desenvolvedores e engenheiros precisam entender o setor e seus requisitos. Encontrar candidatos com esse nível de proficiência pode ser um verdadeiro desafio. 

Grandes parceiros de desenvolvimento de software geralmente trabalham com empresas em alguns setores específicos para que possam obter conhecimentos de domínio inestimáveis. Isso, por sua vez, nos permite entender o mercado da perspectiva do usuário e criar produtos melhores.  

Para empresas em expansão, trabalhar com uma equipe de especialistas de nicho é incrivelmente benéfico, pois a compreensão do mercado já está incorporada. Os especialistas podem ajudá-lo a escolher os melhores recursos para o seu produto, aconselhar uma pilha de tecnologia que atenda às suas necessidades e fazer perguntas que você talvez nem tenha considerado. 

5. Foco nas Competências Essenciais

Com muita frequência, as empresas de escala rápida perdem de vista exatamente o que as tornou bem-sucedidas em primeiro lugar. Ao tentar desenvolver uma ampla gama de habilidades internamente e enfrentar todos os desafios por conta própria, as empresas geralmente se esforçam demais. Uma abordagem muito mais sensata é terceirizar os projetos nos quais você tem menos experiência, para que possa se concentrar em sua experiência principal.

6. Tempo de lançamento mais rápido no mercado

O tempo que leva para colocar um produto no mercado pode fazer ou quebrar um negócio. Colocar seu produto no mercado antes de seus concorrentes pode fornecer uma vantagem competitiva significativa e duradoura. Quando você está construindo uma equipe interna do zero, uma grande quantidade de tempo pode ser desperdiçada na contratação e, em seguida, no treinamento de novos recrutas. 

Com uma equipe de desenvolvimento de software terceirizada, as empresas podem ampliar seus recursos de desenvolvimento de forma rápida e eficaz. Isso permite que eles se concentrem em colocar seus produtos no mercado da maneira mais eficiente possível.  

Parceria bem-sucedida de desenvolvimento de software terceirizado

Há muito a considerar ao escolher um parceiro de desenvolvimento de software terceirizado. Você deseja encontrar uma empresa que compartilhe seus valores, padrões e filosofias de trabalho. Você também precisa considerar o domínio específico do projeto, o quão próximo você deseja estar de sua equipe terceirizada e seu nível de experiência.

Para aqueles que estão considerando uma solução terceirizada de desenvolvimento de software, aqui estão nossas principais dicas para garantir o sucesso operacional

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast