Quatro tendências de tecnologia para ficar de olho em 2023

Por Luiz Antonio Sgargeta
Quatro tendências de tecnologia para ficar de olho em 2023

Em 2023, continuaremos a ver que os melhores líderes são ambidestros – adeptos de alavancar o lado positivo e administrar o lado negativo. Com forças desestabilizadoras em jogo globalmente, uma oportunidade ainda maior está sendo criada do que nunca. E acredito que a inovação e tecnologia será fundamental para o renascimento global.

Também nunca houve um momento mais importante para as organizações se apoiarem em sua missão e propósito – não apenas porque ESG é um imperativo corporativo, mas porque o talento quer fazer um trabalho significativo e fazer uma diferença genuína.

Na Trinapse, nosso objetivo em 2023 é continuar nossa missão de alcançar mais. Essencial para isso é como ajudamos a construir eficiência e resiliência, preparando indivíduos e empresas para navegar em condições difíceis. Nesse espírito, aqui estão algumas tendências para se manterem preparados para os próximos 12 meses.

A tecnologia permitirá que todos façam mais com menos

Fazer mais com menos será mais importante do que nunca este ano, pois as organizações continuam navegando na incerteza e operando dentro das restrições. É aqui que a tecnologia e a nuvem entram em ação para ajudar empresas e comunidades a fazer mais coisas que as ajudam a prosperar.

Já estamos vendo exemplos disso em mercados que enfrentam escassez de mão de obra, onde robôs controlados por IA são utilizados para trabalhos manuais. E não se trata apenas de trabalho físico, mas de facilitar atividades criativas, como usar malgoritmos de simulação de fantasias 3D em configurações virtuais para criar designs inovadores de maneira mais rápida e sustentável.

A inovação estará nas mãos de todos

Em 2023 e além, a inovação não se limitará a especialistas em tecnologia e engenheiros. Se você tiver uma ideia brilhante, a tecnologia tornará mais fácil do que nunca colocá-la em prática. É por isso que soluções de baixo código e sem código para realmente democratizar o desenvolvimento de aplicativos. Um exemplo de como as pessoas estão usando a plataforma Microsoft Power Apps são como os operários são capazes de criar aplicativos de produtividade e aprimoramento de processos para suas empresas, apesar de não terem nenhuma experiência em codificação.

Com a pilha de tecnologia certa, o crescimento de startups de ideia a unicórnio também se tornará infinitamente mais viável. Começar um negócio sempre traz desafios, mas os fundadores nunca tiveram tanto acesso a ajuda.

As pessoas esperam mais das empresas

O ESG permanecerá em foco e as empresas reconhecerão cada vez mais o papel que a tecnologia e a IA podem desempenhar na melhoria da sustentabilidade, acessibilidade e inclusão. Por exemplo, usar IA para rastrear a sustentabilidade das cadeias de suprimentos de ponta a ponta. Ou ainda, serviços de IA para deficientes visuais e criando oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência.

Conclusão

Ficar por dentro dessas tendências exigirá agilidade, flexibilidade e abertura. Como todos os anos, 2023 virá com seu próprio conjunto único de oportunidades e desafios. Mas os líderes podem preparar suas organizações aproveitando a tecnologia para fazer mais com menos. Os líderes que reconhecerem essa oportunidade ajudarão a garantir um futuro mais seguro para sua organização e seus funcionários, ao mesmo tempo em que atendem melhor seus clientes.

Entre em contato ainda hoje com a Trinapse e veja como nossos especialistas podem ajudar sua organização a alcançar os seus objetivos em 2023.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast