Como o software personalizado pode ajudar o seu negócio

Por Erick Alves de Moura
Como o software personalizado pode ajudar o seu negócio

No cenário altamente competitivo de hoje, o desenvolvimento de software personalizado que permite às empresas trabalhar com mais rapidez e inteligência é de importância crucial.

Embora tenhamos ótimas soluções pré-construídas para cada obstáculo que podemos enfrentar em nosso caminho para o sucesso, nem sempre é fácil escolher aquelas que abrangem tudo de que você precisamos.

Isso ocorre porque as soluções “prontas para uso” apresentam suas limitações. Ou seja, suas soluções provaram ser úteis para milhões de clientes empresariais em todo o mundo. Assim, eles procuram encontrar um terreno comum entre todos os clientes e atender ao maior número de empresas possível.

Porém, na realidade, elas não serve para todos, e é por isso que muitas empresas são forçadas a resolver o problema por conta própria e construir soluções personalizadas que se encaixam perfeitamente em suas situações.

Quando investir em software personalizado vs. software pronto para uso

É importante ser extremamente crítico e realista ao decidir se uma ferramenta pré-construída pode atender às necessidades específicas do seu negócio ou se essas necessidades de negócios são “importantes o suficiente” para você investir dinheiro na construção de um software personalizado.

É claro que isso deve ser decidido caso a caso. Nós, da Trinapse, estamos no desenvolvimento de software há muito tempo e ajudamos um grande número de empresas a desenvolver soluções personalizadas que melhoraram significativamente sua qualidade de trabalho.

Antes de desenvolver uma solução de software customizada, você precisa identificar os requisitos exatos e, em seguida, calcular o custo de desenvolvimento associado ao tamanho e à complexidade do projeto.

Esta é uma etapa extremamente importante e é por isso que sempre aconselhamos nossos clientes a primeiro investir em consultoria de TI adequada antes de darem o sinal verde para o projeto.

Exemplos de software personalizado que você deve considerar

A maioria das necessidades de negócios se enquadram em três categorias principais com objetivos comuns:

  • Software voltados para o empregador que simplificam os processos internos
  • Soluções voltadas para parceiros que simplificam os processos de negócios e melhoram as relações comerciais com parceiros externos
  • Soluções de software voltadas para o cliente que elevam a experiência do usuário final para o próximo nível

Dependendo do estágio em que sua empresa se encontra e da sua posição no mercado, você vai priorizar uma em relação à outra. Todas as soluções personalizadas que se enquadram nesses tópicos terão um impacto positivo em seus negócios, porque resolverão os problemas que são exclusivos da sua situação. O truque é descobrir de qual você precisa imediatamente e quais são para os estágios posteriores de seu crescimento.

1. Melhorar o fluxo interno de informações

Isso se enquadra no primeiro grupo (soluções voltadas para o empregador que agilizam os processos internos). A comunicação interna, o armazenamento de dados e o fluxo de informações geralmente consomem tempo e implicam em tarefas que exigem muita mão de obra. Embora tenhamos produtos fazendo um ótimo trabalho, a maioria das empresas ainda lutam para configurar seus sistemas de informação.

É por isso que eles investem na criação de sites personalizados que os ajudam a organizar e armazenar informações, gerar análises personalizadas e monitorar projetos.

2. Automatize o trabalho

Para superar a concorrência e atingir suas metas de negócios, você precisa encontrar maneiras de melhorar a eficiência dos negócios e reduzir os custos operacionais. Investir na criação de software customizado é provavelmente a melhor maneira de fazer isso, especialmente se a tecnologia em nuvem for parte da solução.

Os relatórios são essenciais para qualquer empresa de qualquer setor. Os dados falam tudo. Em vez de gastar horas vasculhando planilhas, sua solução personalizada pode fornecer um relatório onde você pode recuperar todas as informações e usá-las de forma eficaz.

O SharePoint é uma ótima opção, pois permite que os usuários visualizem os dados em um painel e obtenham uma bela visão de topo de todas as estatísticas vitais do negócio.

3. Economize dinheiro a longo prazo

Mesmo que o custo seja sempre um fator quando se trata de investir na criação de software personalizado em vez de optar por uma solução pronta para uso, a maioria das pessoas não entendem realmente que construir seu próprio produto compensa no longo prazo . 

Conforme você cresce, as operações de negócios se tornam maiores e mais complexas. Você precisa criar e implementar fluxos de trabalho personalizados que apoiem seu crescimento e ajudem você a trabalhar de maneira mais inteligente. Com software customizado, isso não é um problema, você pode escalar facilmente um sistema e atualizá-lo para atender às suas novas necessidades.

Com soluções de software personalizadas, você tem a flexibilidade de se mover na direção certa para o seu negócio sozinho.

Faça a chamada certa

Como escrevemos acima, a chave para construir um software customizado está no trabalho de preparação. Consultoria de TI é um investimento do qual você não se arrependerá e, na verdade, é uma parte vital do gerenciamento de riscos.

Por fim, se você acha que há espaço para melhorar a forma como sua empresa funciona internamente e acredita que a tecnologia certa pode ser a resposta, agende uma reunião exploratória com a Trinapse para ver se nossos especialistas podem ajudá-lo.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast