Entenda as diferenças entre sites de equipe clássicos e modernos do SharePoint

Por Luiz Antonio Sgargeta
Entenda as diferenças entre sites de equipe clássicos e modernos do SharePoint

As dúvidas sobre as diferenças entre sites modernos e clássicos do SharePoint são muito comuns. Ainda que as modificações pensadas na usabilidade do usuário tenham sido empregadas já em 2016, há muitas premissas que continuam desconhecidas por aqueles que não possuem familiaridade com a plataforma.

A interface clássica do SharePoint foi introduzida em 2002 e desde então, novidades não pararam de surgir. O fato é que quem hoje utiliza uma interface clássica pode notar visivelmente as diferenças em relação as muitas funcionalidades da moderna (que influenciam diretamente a maneira que os usuários interagem com a plataforma).

Está curioso para entender um pouco mais sobre essas diferenças? Preparamos este texto para que você possa identificar as funcionalidades implementadas na plataforma. Continue a leitura e identifique a interface SharePoint mais interessante para o seu negócio!

A facilidade das Listas e Bibliotecas

O gerenciamento de dados e informações tornou-se mais fácil desde que a Microsoft implementou essas duas funcionalidades. Com elas, a interação entre colaboradores tornou-se mais dinâmica e a experiência do usuário ainda mais interativa. Com a Biblioteca, por exemplo, é possível armazenar arquivos com segurança, compartilhá-los com colegas e encontrá-los mais rápido (por meio de diferentes dispositivos).

A Biblioteca também é personalizável, aceita diferentes tipos de arquivos. Nesse sentido, você pode criar formulários ou fluxos de trabalho com um visual mais próximo da sua empresa. Da mesma forma, as Listas auxiliam na flexibilidade de organização de dados. Com elas, é possível destacar informações mais importantes, incluir pessoas, links ou imagens e fazer o acompanhamento do histórico do que é adicionado.

Os benefícios da plataforma Mobile Friendly

Recentemente, o IBGE divulgou um dado em que afirma que 69% da população brasileira já acessa a internet pelo celular. Isso é apenas reflexo de uma tendência que está cada vez mais forte no mundo. Já não é mais novidade: os sites precisam ser responsivos, ou seja, devem renderizar em uma variedade de dispositivos com diferentes janelas ou telas.

Em 2013 a Microsoft já estava pensando nisso e o SharePoint não ficou para trás. Hoje, a plataforma possui uma interface limpa e rápida, que permite que diversos conteúdos e documentos sejam facilmente acessados de um celular (ou tablet), por exemplo.

Você pode, inclusive, criar um calendário de reuniões, eventos sociais e decisões mais importantes a partir de um dispositivo móvel. Esse é um ponto muito importante para está antenado com a acessibilidade e conforto dos colaboradores, que podem acessar as informações com muito mais facilidade e segurança.

Notícias e Office 365: mais vantagens

Como você pode perceber, a interface moderna apresenta funcionalidades mais completas para os seus colaboradores. Mas, há ainda duas vantagens que merecem atenção e que podem fazer grande diferença em seu negócio. Uma delas, voltada especialmente para a comunicação interna.

O SharePoint moderno permite que você compartilhe notícias para todos os funcionários. A ideia é extremamente efetiva, pois exibe as atualizações da organização para os servidores de forma simples e rápida, deixando todos devidamente informados. Dentre as diversas possibilidades desse recurso, é possível fazer planos de valorização de funcionários (identificando destaques, comemorações, etc).

O segundo ponto é a possibilidade de integração com o Office 365, uma opção muito interessante para quem procura otimizar a gestão de dados com certa economia. Com o Office 365 é possível acessar, por exemplo, o One Drive, o Skype e o Yammer (uma espécie de rede social corporativa, que auxilia muito na comunicação entre os usuários).

Diante das funcionalidades indicadas, não é difícil entender porque o SharePoint é tão indicado para as empresas. Se você se preocupa em estabelecer uma organização comunicacional efetiva em sua empresa, não deixe de se informar sobre essa plataforma! Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo. Para continuar em dia com nossas publicações, acesse nossa newsletter.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast