SharePoint moderno vs. clássico: o que os diferencia?

Por Luiz Antonio Sgargeta
SharePoint moderno vs. clássico: o que os diferencia?

O SharePoint moderno é um produto visivelmente diferente do clássico. Neste artigo, vamos abordar todas as principais diferenças entre os dois e explicar como eles se comparam.

Olá, Office 365

Provavelmente, a maior diferença entre o SharePoint clássico e o moderno é a integração com os grupos do Office 365.

A integração dos Grupos do Office 365 adicionou muitos novos valores e melhorias à plataforma antiga. Com os Grupos do Office 365, os usuários agora têm a capacidade de montar listas de calendários, criar listas de tarefas, listas de anúncios e muito mais (enquanto aproveitam os antigos benefícios para cada grupo que foi criado em torno do armazenamento e gerenciamento de conteúdo).

Portanto, no moderno site de equipe do SharePoint, você tem acesso aos seguintes serviços:

  • Exchange Calendar – ferramenta para ver e organizar rapidamente o seu calendário, permitindo que você veja a agenda do seu colega para agendar reuniões, etc.
  • Yammer – ferramenta para ver feeds de conversas onde os usuários podem interagir rapidamente. É uma espécie de substituto para o e-mail.
  • Planner – ferramenta de quadro kanban digital para gerenciamento e rastreamento de projetos.
  • Stream – serviço de gerenciamento e armazenamento de vídeo para compartilhamento rápido de conteúdo de vídeo, etc.
  • OneNote – ferramenta para tomar notas facilmente e organizá-las de forma que você possa convidar pessoas para colaborar sem dor

Algumas das funcionalidades que todos esses serviços trazem para o moderno SharePoint já faziam parte do clássico, mas apenas até certo ponto.

Por exemplo, vamos dar uma olhada no Yammer: embora o Yammer existisse no ambiente clássico do SharePoint, ele parecia muito diferente. Não ofereceu muita integração com sites do SharePoint. O SharePoint moderno nos permite usar o Yammer enquanto trabalhamos em nossos grupos, planejador ou virtualmente qualquer outra ferramenta moderna.

As Web Parts

Velocidade e facilidade de uso são grandes vantagens para o ambiente moderno do SharePoint. Agora você pode criar sites de equipe do SharePoint atraentes em algumas horas sem codificação.

Então, aqueles que tiveram a oportunidade de criar sites de equipe no ambiente clássico do SharePoint sabem que esse tipo de trabalho leva dias, não horas. Principalmente porque envolve muita codificação.

Os sites de equipe modernos do SharePoint vêm com web parts brilhantes de ótima aparência e super fáceis de usar. No entanto, existem algumas desvantagens, especialmente para os clientes que estão com o SharePoint há anos e que investiram muitos recursos na criação de recursos personalizados.

Interface de novas listas e bibliotecas

A nova interface é mais rápida e fácil de usar. Você pode selecionar vários documentos e baixá-los como um único arquivo .zip em vez de perder muito tempo baixando cada arquivo individualmente. No ambiente moderno do SharePoint, você tem a capacidade de fixar documentos na parte superior e manipulá-los da maneira que desejar.

Além disso, o lado do gerenciamento de listas e bibliotecas também foi aprimorado. Agora você pode adicionar, reordenar, redimensionar, classificar, filtrar e agrupar colunas em questão de segundos com alguns cliques. Aqueles que usavam o SharePoint clássico sabem que isso não era algo tão simples de fazer no ambiente antigo.

Para você

Como você pode ver, o ambiente moderno do SharePoint traz muitas melhorias, mas seu maior obstáculo é a compatibilidade.

Contudo, a transição de um sistema antigo para um novo não é tão tranquila como a maioria das pessoas gostaria que fosse. Especialmente para usuários que possuem soluções personalizadas que não estão dispostos a abandonar ou construir do zero.

Muitas empresas que lutaram para fazer a mudança optaram por ferramentas de migração de terceiros como outra forma de ajudar a aliviar o fardo da migração. Aqueles que permaneceram céticos procuraram especialistas externos para ajudá-los a fazer a mudança.

Portanto, se você está se esforçando para entender totalmente a experiência moderna do SharePoint e como migrar suas soluções personalizadas para o novo ambiente, ficaremos felizes em ajudá-lo com isso.

Entre em contato aqui mesmo!

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast