Power Platform: a Microsoft foca cada vez mais no Low Code

Por Erick Alves de Moura
Power Platform: a Microsoft foca cada vez mais no Low Code

O mercado de desenvolvimento de software de baixo código está emergindo como um dos mercados mais quentes. A Microsoft está se preparando para lançar outra série de atualizações para Power Platform.

Power Platform da Microsoft é um conjunto de quatro produtos, nomeadamente Power BI, Power Apps, Power Automate e Power Virtual Agents. Ou seja, eles podem ser usados ​​por pessoas com habilidades mínimas de codificação para criar e implantar aplicativos personalizados por meio de uma interface de baixo código.

O desenvolvimento de software de baixo código está se tornando cada vez mais popular pois permite que os funcionários da empresa criem aplicativos que possam agilizar seus processos de trabalho. Essa é uma capacidade útil para a maioria das empresas, portanto, não é de surpreender que o mercado tenha um enorme potencial de crescimento. 

Os novos recursos anunciados no evento virtual Microsoft Ignite incluem uma ferramenta chamada Power Automate Desktop para Windows 10. A Microsoft oferece aos clientes uma solução de automação de processos robóticos fácil de usar que automatiza tarefas de dispositivos Windows.

O Power Automate Desktop para Windows 10 fornece uma interface visual de arrastar e soltar para projetarem fluxos de trabalho com mais facilidade. A oferta vem com mais de 370 ações predefinidas que podem conectar vários aplicativos diferentes uns aos outros, permitindo que automatizem várias tarefas diárias.

Tornando a codificação mais fácil

A segunda grande atualização é uma nova linguagem, de código aberto e baixo código para customização de lógica na Power Platform chamada Microsoft Power Fx.

O Power Fx foi projetado para criar uma base para que desenvolvedores e profissionais possam se comunicar, colaborar e resolver problemas relacionados ao desenvolvimento de aplicativos. A Microsoft o descreveu como uma linguagem de baixo código que é expressa em texto e modelada a partir das funções do Excel.

O que a Microsoft está realmente tentando fazer com o Power Fx é reduzir a barreira para começar a codificar. Afinal, o código baixo difere das plataformas sem código que não exigem nenhuma programação, pois geralmente é necessário um código mínimo para personalizar vários aplicativos. 

Governança e administração aprimoradas

Conforme os aplicativos de baixo código se tornam mais usados ​​nas organizações, novos recursos são necessários para gerenciar seu crescimento e escala. Para esse fim, a Microsoft está adicionando mais controles de governança e administração à Power Platform. Assim permitem governança de exfiltração de dados em todo o tenant e regras de prevenção de perda de dados.

Além disso, o Power Platform está ganhando mais relatórios analíticos prontos para uso e supervisão em toda a plataforma. Assim os administradores podem rastrear quem está usando os aplicativos baseados em Power e o impacto nos negócios.

Inteligência de negócios para todos

O Power BI Premium , que fornece análises de autoatendimento unificadas e BI corporativo para cada usuário e organização, agora está disponível em versão privada. Esta é uma versão que inclui atualizações de arquitetura que aumentam o desempenho e a estabilidade, além de escalonamento automático.

No geral, a Microsoft está fazendo um bom progresso e ninguém terá dúvidas de que a Power Platform é uma das maiores apostas da empresa.

Agentes virtuais mais poderosos

A última atualização anunciada é o Power Virtual Agents , uma ferramenta sem código para criar chatbots que lidam com atendimento ao cliente e tarefas relacionadas. Os agentes virtuais estão recebendo outra dose de inteligência artificial que permite aos bots aprender e melhorar seu desempenho ao longo do tempo, sem qualquer intervenção. 

Conclusão

A Microsoft investe cada vez mais nas soluções de baixo ou sem código, principalmente no Power Platform. Junto com a Trinapse seu negócio pode se aproveitar de todas essas ferramentas e alavancar ainda mais seus negócios. Por fim, veja também nosso guia para obter máximo proveito de uma consultoria em Power Apps, uma das ferramentas do Power Platform.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast