Insights do Microsoft Power Platform

Por Fernando Viana e Sá
Insights do Microsoft Power Platform

O Microsoft Power Platform é um conjunto de ferramentas de baixo código para aplicativos e automação e pode ser personalizada para as necessidades comerciais específicas de sua organização. Onde quer que você se enquadre, a adoção da plataforma é essencial, mas seu foco pode ser diferente. O foco deve estar na adoção desses aplicativos pelos usuários finais.

Por que você deve se preocupar com a adoção do Power Platform?

Você tem muito trabalho e está usando plataformas de desenvolvimento low-code para “fazer mais com menos”. Por que você deve se concentrar na adoção da plataforma?

  1. Você está investindo em uma plataforma poderosa e deseja garantir um retorno positivo do seu investimento.
  2. Para garantir que seus desenvolvedores de aplicativos e automação permaneçam dentro do licenciamento desejado
  3. Para aumentar a produtividade do fabricante
  4. Aplicativos e automação mal arquitetados podem afastar os usuários de uma tecnologia
  5. Valide se os aplicativos e a automação estão aumentando a produtividade e simplificando os processos, em vez de complicar ainda mais os processos

Adoção do Power Platfom

Se sua organização está focada em muitos grupos que usam a Power Platform para criar aplicativos e automação, nesta seção discutiremos técnicas que você pode usar para aumentar a adoção com desenvolvedores.

Defina orientações claras 

A finalidade da plataforma e onde ela se encaixa em sua organização. Muitos desenvolvedores têm suas ferramentas favoritas. Mesmo entre os desenvolvedores da Power Platform, você encontrará algumas “pessoas do SharePoint” e alguns DBAs SQL que acham que todos os aplicativos devem ser criados com uma tecnologia específica. Defina diretrizes quanto à adequação ao propósito de cada ferramenta e quando a Power Platform deve ser usada (ou quando não deve).

Capacite os desenvolvedores 

Criar aplicativos e automação dentro de limitações realistas. Embora você não possa conceder licenças premium a todos, tenha um processo acessível para solicitar licenças premium para cenários de negócios aplicáveis.

Embora os criadores e desenvolvedores possam fazer muitas coisas com a plataforma por conta própria, eles alcançarão resultados mais consistentes se você fornecer treinamento a eles – esse treinamento pode ser conduzido por um de seus criadores experientes e há treinamento on-line opções disponíveis, como learn.microsoft.com.

Fornecer suporte 

Alguém precisa ser capaz de ajudar um desenvolvedor quando ele fica preso – se estiver “por conta própria”, pode encontrar uma resposta para a pergunta do Google, mas também pode ficar
frustrado e desconectado do plataforma.

Os desenvolvedores precisam de alguém a quem possam recorrer quando estiverem presos, que não apenas possa orientá-los, mas também trabalhar com eles para ajudar a possibilitar seu sucesso. Quando você está apenas começando, um parceiro como a Trinapse pode preencher essa função, mas à medida que sua organização e o número de desenvolvedores aumentam, você deve ter certeza de que existem estruturas internas estabelecidas para fornecer suporte aos desenvolvedores cidadãos.

Abordagens bem sucedidas

  • Grupos de usuários internos
  • Mentores e campeões

Observe que, embora o suporte também possa ser fornecido por um helpdesk interno, isso geralmente é melhor para suporte de aplicativos corporativos, pois a maioria dos grupos de TI não tem recursos suficientes para oferecer suporte a todos. Além disso, como o grupo de TI não faz parte do mesmo departamento de negócios que os desenvolvedores, frequentemente um campeão/profissional de TI que está mais próximo do grupo de negócios pode fornecer orientação de design de aplicativo com mais eficiência.

Dê tempo para seus criadores fazerem: vimos essa história se desenrolar em várias ocasiões – uma organização deseja criar Power Apps e tem um criador entusiasmado que está se mostrando promissor com o Power Apps. No entanto, esse funcionário também trabalha em período integral e não tem tempo disponível para se dedicar à criação de aplicativos ou automações.

Como resultado, leva muito tempo para eles criarem aplicativos e fluxos, e o valor recebido da plataforma é limitado. Se você está investindo na plataforma e deseja que os funcionários criem aplicativos e fluxos que tornarão seu negócio mais produtivo, você precisa dar a eles algum tempo para criar aplicativos e fluxos.

Pronto para começar a trabalhar?

A boa notícia é que, se você já fez investimentos anteriores em tecnologias de nuvem da Microsoft, como Dynamics 365 ou Microsoft 365, provavelmente já possui as licenças do Power Platform. 

Se você tiver alguma dúvida sobre Microsoft Power Platform, entre em contato! Adoraríamos ajudá-lo a ser mais eficiente e eficaz em automação e desenvolvimento de aplicativos.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast