Tudo o que você deseja saber sobre o Microsoft Graph API

Por Fernando Viana e Sá
Tudo o que você deseja saber sobre o Microsoft Graph API

Você pode usar a API do Microsoft Graph para interagir com os dados de milhões de usuários na nuvem da Microsoft. Ou seja, use o Microsoft Graph para criar aplicativos para organizações e consumidores que se conectam a uma grande variedade de recursos, relacionamentos e inteligência, tudo por meio de um único endpoint: Microsoft Graph.

O que há no Microsoft Graph API?

O Microsoft Graph é composto de recursos conectados por relacionamentos. Por exemplo, um usuário pode estar conectado a um grupo por meio de um relacionamento de membro e a outro usuário por meio de um relacionamento de gerente. Portanto, seu aplicativo pode atravessar esses relacionamentos para acessar esses recursos conectados e executar ações neles por meio da API.

Você também pode obter informações e informações valiosas sobre os dados do Microsoft Graph. Por exemplo, você pode obter os arquivos populares de tendências em torno de um usuário ou obter as pessoas mais relevantes em torno de um usuário.

Contexto Rico

Obtenha um contexto rico para seus aplicativos, como quem é o gerente de alguém, se está fora do escritório ou em quais documentos está trabalhando.

Insights profundos

Acesse insights profundos gerados a partir de padrões de uso, como documentos de tendências, melhores horários para reuniões de equipe ou com quem as pessoas normalmente trabalham.

Atualizações em tempo real

Responda às alterações nos dados do Microsoft Graph em tempo real. Reagende uma reunião com base nas respostas, notifique outras pessoas quando um arquivo for modificado ou continue um processo depois de aprovado.

Alcance Amplo

Crie soluções voltadas para usuários corporativos no Azure e Microsoft 365.

O que você pode fazer com o Microsoft Graph API?

Você pode usar o Microsoft Graph para criar experiências em torno do contexto exclusivo do usuário para ajudá-lo a ser mais produtivo.

Analisar sua próxima reunião e ajudar você a se preparar para ela, fornecendo informações de perfil dos participantes, incluindo seus cargos , bem como informações sobre os documentos e projetos mais recentes nos quais estão trabalhando.

Examina seu calendário e sugere os melhores horários para a próxima reunião da equipe.

Busca o gráfico de projeção de vendas mais recente de um arquivo no OneDrive e permite que você atualize a previsão em tempo real.

Assina as alterações em seu calendário, envia um alerta quando você está gastando muito tempo em reuniões e fornece recomendações para aquelas que você pode perder ou delegar com base na relevância dos participantes para você.

Ajuda você a organizar informações pessoais e de trabalho em seu telefone; por exemplo, categorizando imagens que devem ir para seu OneDrive pessoal e recibos comerciais que devem ir para seu OneDrive for Business.

Quem usa o Microsoft Graph API?

O Microsoft Graph deve ser usado por empresas ou indivíduos que já instalaram e integraram outras ferramentas do Microsoft 365, como os serviços Enterprise Mobility + Security.

Esta ferramenta de dados e inteligência distingue usuários e grupos de acordo com os seguintes critérios:

  • Os usuários do Microsoft Graph são milhões de pessoas que atualmente usam os vários serviços de nuvem do Microsoft 365. Por meio do Microsoft Graph, os dados do usuário são disponibilizados às empresas para insights profundos baseados em aprendizado de máquina com precisão em tempo real e contexto abrangente.
  • Os grupos do Microsoft Graph são entidades que permitem aos usuários colaborar e compartilhar dados. Os grupos geralmente se integram a serviços adicionais, facilitando ainda mais a troca e análise de dados.

Características e benefícios

O Microsoft Graph expõe todas as APIs REST e bibliotecas de cliente para praticamente todos os principais serviços de nuvem da Microsoft, incluindo:

  • Os principais serviços do Microsoft 365, como Calendário, Reservas, OneDrive, Outlook, OneNote, Pessoas, Planner, Excel, Teams, Viva Insights, etc.
  • Serviços extras do Windows, como notificações, atividades, dispositivos e Universal Print
  • Serviços corporativos de mobilidade e segurança, como Azure Active, Advanced Threat Analytics e Advanced Threat Protection
  • Os serviços do Dynamics 365 Business Central

O Microsoft Graph compreende três componentes principais que facilitam o fluxo e o acesso fácil aos principais dados de negócios.

A primeira é a API do Microsoft Graph, que fornece um ponto de extremidade único para que os usuários acessem dados centrados nas pessoas e outros insights coletados de dados na nuvem da Microsoft. Os usuários podem aproveitar SDKs ou APIs REST para acessar esse ponto de extremidade e, em seguida, criar aplicativos compatíveis com vários cenários do Microsoft 365. Há também um conjunto de serviços que permitem aos usuários gerenciar dispositivos e identidades de usuários, bem como controles de segurança, conformidade e acesso.

Em seguida, os Conectores do Microsoft Graph coletam e fornecem dados de fora da nuvem da Microsoft para os principais serviços e aplicativos do Microsoft Graph. Isso permite que o Graph aprimore outros serviços e experiências do Microsoft 365.

Por fim, o componente Data Connect do Microsoft Graph fornece aos usuários as ferramentas necessárias para proteger e dimensionar a entrega de dados da Microsoft aos armazenamentos de dados do Azure. Esses dados armazenados em cache podem servir efetivamente para ferramentas de desenvolvimento, permitindo que sua organização crie aplicativos mais poderosos e inteligentes.

Procurando mais informações?

Como você pode ver, o Microsoft Graph tem muitos benefícios e vantagens importantes para os provedores de serviços e seus clientes. Portanto, se você acha que esta ferramenta seria útil para suas operações de negócios ou experiências de clientes, a Trinapse pode ajudar!

Por fim, ajudar os provedores de TI a navegar no ecossistema da Microsoft faz parte do DNA da Trinapse. Entre em contato conosco para iniciar uma conversa.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast