Por que o metodo ágil é ótimo para projetos terceirizados

Por Fernando Viana e Sá
Por que o metodo ágil é ótimo para projetos terceirizados

Contando com nossa experiência como empresa de terceirização de software, acreditamos que existem várias maneiras pelas quais a metodologia ágil ajuda as equipes de desenvolvimento a gerenciar melhor seus projetos de terceirização em comparação com a terceirização baseada em modelos lineares de desenvolvimento de software.

Planejamento ágil

Assim com a metodologia ágil, o planejamento detalhado é necessário para uma próxima iteração. Ou seja, com essa perspectiva de planejamento iterativo de curto prazo, um fornecedor de terceirização prepara um plano para uma iteração de 2 a 6 semanas. Então, na sequência, entrega uma parte da funcionalidade de uma solução e, a seguir, planeja uma nova iteração. Enquanto, em Waterfall, os fornecedores têm que planejar todo o projeto logo no início, e se mudanças no plano são necessárias durante o projeto, isso resulta em muito retrabalho ou até mesmo na criação de um novo plano.

Flexibilidade

Trabalhando de acordo com o ágil, um fornecedor pode analisar os resultados de cada iteração e avaliar regularmente o andamento do projeto. E, uma vez que se percebe que mudanças no projeto ágil são necessárias, elas podem ser sugeridas e implementadas em movimento. Enquanto no desenvolvimento de software linear até mesmo uma pequena atualização pode prejudicar todo o projeto.

Gerenciamento

A natureza flexível do desenvolvimento ágil permite aos fornecedores enriquecer o gerenciamento de projetos de terceirização com a chamada abordagem Kaizen e implementar melhorias contínuas no desempenho das equipes de desenvolvimento. Após uma iteração, o fornecedor de terceirização pode analisar o desempenho da equipe, identificar os pontos fracos da equipe e tentar superá-los na próxima iteração. Além disso, com base no desempenho individual dentro das iterações, os líderes de equipe podem identificar os membros da equipe que não acompanham o ritmo. Substituindo por pessoal mais adequado para garantir que os objetivos da cooperação de terceirização será alcançado atempadamente e dentro do orçamento.

Esteja pronto para ser ágil

Lembre-se de que o sucesso da aplicação da metodologia ágil na terceirização para o desenvolvimento começa entre fornecedor e cliente. Se um fornecedor ou um cliente está acostumado com as metodologias de desenvolvimento tradicionais, aderir ao ágil exigirá a mudança. As mudanças vão do estado de espírito corporativo à colaboração estreita e transparente de todas as partes envolvidas em todo o projeto.

Entre em contato e veja como a Trinapse pode ajudar em seus projetos utilizando a metodologia ágil!

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast