Inteligência de negócios com SharePoint

Por Erick Alves de Moura
Inteligência de negócios com SharePoint

No cenário empresarial atual, orientado por dados, as organizações dependem de soluções robustas de Inteligência de Negócios (BI) para extrair insights acionáveis de seus dados. O Microsoft SharePoint, uma plataforma versátil de colaboração, oferece recursos poderosos que complementam iniciativas de BI, permitindo que as organizações maximizem suas capacidades de análise de dados. Este artigo explora como a integração do SharePoint com ferramentas de BI aprimora a tomada de decisões, fomenta a colaboração e impulsiona o sucesso organizacional.

Power BI dashboard

1. Integração Perfeita com o Power BI:

   O SharePoint se integra perfeitamente ao Power BI, a principal ferramenta de BI da Microsoft. Os usuários podem incorporar relatórios, painéis e visualizações do Power BI diretamente em sites do SharePoint, possibilitando fácil acesso a insights de BI dentro de ambientes de colaboração familiares. Essa integração facilita a análise de dados em tempo real, capacitando os usuários a tomar decisões informadas com base em informações atualizadas.

2. Serviços do Excel para Análise Colaborativa:

   O SharePoint inclui os Serviços do Excel, permitindo que os usuários publiquem pastas de trabalho do Excel no SharePoint e colaborem em tarefas de análise de dados. Com os Serviços do Excel, as equipes podem interagir com pastas de trabalho do Excel no navegador, facilitando a análise e a geração de relatórios colaborativos. Os usuários podem atualizar conexões de dados e compartilhar insights com colegas, impulsionando a colaboração e o compartilhamento de conhecimento em toda a organização.

3. Serviços PerformancePoint para Monitoramento de KPIs:

   Os Serviços PerformancePoint do SharePoint permitem a criação de painéis e indicadores-chave de desempenho (KPIs) interativos para monitorar indicadores-chave de desempenho (KPIs). As organizações podem acompanhar métricas de negócios, identificar tendências e visualizar dados usando painéis do PerformancePoint. Essa funcionalidade promove a tomada de decisões orientada por dados, fornecendo aos stakeholders insights acionáveis sobre o desempenho organizacional.

4. Integração com Power Query e Power Pivot:

   O SharePoint se integra ao Power Query e ao Power Pivot, complementos do Excel para transformação e análise de dados. Os usuários podem importar dados de várias fontes, limpar e manipular dados usando o Power Query e criar modelos de dados com o Power Pivot. Esses modelos de dados podem ser publicados no SharePoint, facilitando a análise e a geração de relatórios de dados colaborativos. Ao aproveitar o Power Query e o Power Pivot, as organizações podem simplificar a preparação de dados e obter insights mais profundos sobre seus dados.

5. Integração com o SQL Server Reporting Services (SSRS):

   O SharePoint se integra com o SQL Server Reporting Services (SSRS), permitindo que os usuários visualizem e interajam com relatórios do SSRS dentro de sites do SharePoint. Relatórios do SSRS podem ser publicados em bibliotecas do SharePoint, permitindo o armazenamento e a distribuição centralizados de ativos de relatórios. Os usuários podem configurar assinaturas de relatórios e permissões dentro do SharePoint, garantindo que os stakeholders tenham acesso às informações relevantes.

Conclusão

A integração do SharePoint com ferramentas de BI aprimora as capacidades de análise de dados das organizações, promove a colaboração e permite a tomada de decisões orientadas por dados. Ao aproveitar a integração perfeita do SharePoint com o Power BI, os Serviços do Excel, os Serviços PerformancePoint, o Power Query, o Power Pivot e o SSRS, as organizações podem criar um ambiente abrangente de BI que capacita os usuários a acessar, analisar e compartilhar dados de forma eficaz. Essa integração fomenta uma cultura de tomada de decisões orientada por dados, impulsionando o sucesso organizacional no cenário empresarial competitivo atual.

Entre em contato ainda hoje e veja como nossos especialitas podem ajudar o seu negócio.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast