A importância da digitalização para as empresas locais

Por Erick Alves de Moura
A importância da digitalização para as empresas locais

A digitalização, também conhecida como transformação digital, envolve fazer com que seus processos de negócios usem soluções digitais para aumentar a qualidade e a velocidade do seu trabalho.

Assim, como qualquer mudança fundamental na forma como uma empresa funciona, a digitalização precisa ser feita de forma estratégica. Ou seja, isso significa entender suas necessidades, como o mercado evolui e encontrar as melhores alternativas para fornecer mais valor aos seus clientes.

O que é transformação digital?

O termo transformação digital é usado para se referir a um processo pelo qual uma empresa passa quando a tecnologia se torna uma prioridade na remodelação de sua forma de funcionamento.

Portanto, a transformação digital tem um efeito profundamente positivo nos negócios. Esse impacto no desempenho e na qualidade agrega valor extra aos serviços, o que se traduz em dados como estes:

  • mais de 40% das pequenas empresas relatam crescimento do consumidor graças às ferramentas digitais;
  • além disso, mais de 70% deles relatam crescimento de receita devido à transformação digital;
  • esse crescimento também é responsável por essas empresas criarem o dobro de empregos;
  • 90% das pequenas empresas que usam ferramentas digitais relatam que isso ajudou a fomentar a inovação;
  • empresas que trabalham com transformação digital também são duas vezes mais lucrativas do que aquelas que não o fazem.

Por que a digitalização é importante para as empresas locais?

Na verdade, as pequenas empresas tendem a tirar o máximo proveito da transformação digital e até mesmo nivelar o campo competitivo com os participantes maiores.

Abaixo estão as razões mais decisivas pelas quais a digitalização é importante para as empresas locais.

Melhorar produtos e serviços

Ao investir na transformação digital, seus produtos e serviços tendem a melhorar exponencialmente. Isso porque as novas tecnologias permitem que você ofereça mais qualidade aos seus clientes, que terão prazer em receber essas melhorias e ver o seu negócio de forma mais positiva.

Então, toda essa nova qualidade pode até dar a você novas oportunidades de negócios, como entrar em um novo mercado, alcançar clientes novos e antigos e até mesmo adicionar recursos aos seus produtos existentes.

Otimize processos

Sua empresa ainda executa tarefas como há 10 ou até 20 anos atrás? Conforme a tecnologia evolui, nossos processos também devem evoluir. Dessa forma, você pode trabalhar com mais rapidez, inteligência e agregar mais valor aos seus clientes.

Assim, a transformação digital ajuda na otimização do seu processo, introduzindo ferramentas especialmente adaptadas às suas necessidades. Então, você poderá realizar suas tarefas da melhor maneira possível, deixando todo o trabalho pesado para as máquinas e o software.

Envolva os clientes

As ferramentas digitais também ajudam você a fornecer maneiras novas e interessantes para que seus clientes se envolvam com sua empresa. Essa estratégia é essencial para manter o interesse das pessoas na sua marca e nos seus produtos e, ao mesmo tempo, se distanciar dos concorrentes.

Isso é feito principalmente por meio do uso de ferramentas de interatividade, como atendimento ao cliente. Por exemplo, você pode oferecer uma solução de bate-papo em tempo real para seus clientes, para que eles possam falar com um representante em vez de usar uma chamada telefônica tradicional.

Permanecer competitivo

Todos os mercados evoluem rapidamente e as empresas que não conseguem crescer tendem a ficar para trás. Caso a transformação digital ainda não seja uma realidade na sua empresa, você tem muito o que atualizá-la. Felizmente, tomar essa decisão o ajudará a permanecer competitivo.

Isso se aplica até mesmo a concorrentes maiores. Você não precisa de um orçamento tão grande quanto o deles ou mesmo de uma base de consumidores tão grande, já que a transformação digital o ajudará a melhorar seus resultados.

Como fazer uma pequena empresa crescer com a transformação digital?

O planejamento do uso da digitalização para empresas locais requer a estratégia adequada para obter os resultados de qualidade desejados. Seguindo as etapas corretas, você pode garantir a melhor abordagem e preparar seus negócios para o futuro, ao mesmo tempo em que considera as tendências e como a tecnologia evolui ao longo do tempo.

Abaixo, você pode encontrar uma lista das tarefas mais importantes para implementar a digitalização em seus negócios locais.

Investir em tecnologia

A transformação digital requer um compromisso com a tecnologia. Conforme ele evolui, pode ser necessário substituir equipamentos e softwares para acompanhar as mudanças e melhorar ainda mais seus resultados.

Esse investimento não é apenas de dinheiro, mas também de atenção. Você precisa acompanhar as tendências e adaptar seu negócio conforme ele muda. A única coisa que não muda é o seu objetivo: fornece sempre os melhores serviços e produtos aos seus consumidores.

Incentive a colaboração

Implementar a digitalização em sua empresa local não é simplesmente uma questão de trabalhar com máquinas mais sofisticadas e software completo. Trata-se de permitir que sua equipe contribua para o seu sucesso de forma colaborativa.

Ao incentivar a colaboração e usar ferramentas que ajudam nisso, você é capaz de trabalhar com melhores oportunidades de negócios e aprimorar ainda mais suas soluções. Isso também permitirá que você encontre maneiras mais inovadoras de trabalhar e alcançar seus objetivos.

Integre seus ativos de TI

A verdadeira digitalização para empresas locais depende da integração de vários sistemas para aumentar a produtividade e estender suas oportunidades de produtos e serviços. É por isso que você deve sempre procurar possíveis integrações entre seu software e equipamento.

Felizmente, a integração é a base da transformação digital. Ao mergulhar neste novo mundo, você certamente entrará em contato com concessionárias que se conectam para fornecer mais valor para você e seus clientes. Fique de olho e não perca essas integrações.

Conclusão

Considerando os benefícios da digitalização para empresas locais, fica claro o quão positiva essa decisão pode ser para seus objetivos. A tecnologia faz parte da vida de todos e pode tornar seu trabalho muito mais fácil e melhor, especialmente para seus clientes. Entre em contato com a Trinapse e agende uma apresentação de nossas soluções e deixe sua empresa pronta para a revolução digital.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast