Por que todas as empresas precisam de uma estratégia de TI?

Por Erick Alves de Moura
Por que todas as empresas precisam de uma estratégia de TI?

É comum que empresas que não são do ramo de tecnologia acreditem que não é necessário ter uma estratégia de TI, afinal, o foco delas não é a tecnologia. Se a organização tiver um bom fluxo de caixa, é mais comum ainda que a estratégia de TI seja deixada de lado, pois os líderes acreditam que não há o que ser melhorado.

Contudo, acreditar que esse serviço não é necessário é um grande erro. Independentemente da área de atuação de um negócio, uma estratégia de TI pode auxiliar muito no funcionamento e crescimento dele.

Mas, o que essa área pode fazer pela empresa? É isso que vamos mostrar a seguir, para que você possa entender por que sua instituição precisa de uma estratégia de TI.

Por que empresas precisam de uma estratégia de TI?

Integração de diferentes setores

Uma ferramenta tecnológica adequada para o seu negócio consegue integrar dados e informações de diferentes setores em um mesmo local. Com uma estratégia de TI, essa integração permite que as metas de cada setor sejam alinhadas e trabalhem para um único objetivo.

Além disso, com a integração de dados o acesso às informações é facilitado e é possível ter uma visão mais ampla do negócio. Isso é ótimo, pois facilita a identificação de problemas, a criação de soluções eficientes e as tomadas de decisões.

Melhora do relacionamento com o cliente

Ter um bom relacionamento com clientes atualmente é essencial para empresas de todos os setores. Por isso, as organizações investem tanto nessa área. Entretanto, só com uma estratégia de TI bem planejada já é possível melhorar a comunicação com os consumidores.

Ela consegue ajudar no atendimento ao cliente, porque ao acompanhar os dados dos consumidores em uma ferramenta, a empresa é capaz de criar soluções e aprimoramentos de acordo com o feedback deles. Assim, as respostas são mais eficientes e os clientes ficam mais satisfeitos com a organização.

Redução de custos e perdas

Uma estratégia de TI ainda permite que sua empresa reduza custos e perdas. É possível diminuir os custos, porque com uma estratégia alinhada, a organização saberá exatamente qual é o melhor software para ela. Dessa maneira, não será preciso fazer diversos investimentos em diferentes ferramentas na tentativa de encontrar uma que funcione bem com a instituição.

Outro ponto que influencia na redução de custos é que, como a empresa tem um controle maior sobre todo o negócio, fica mais fácil identificar onde recursos estão sendo desperdiçados e cortá-los.

As perdas também são menores graças ao controle sobre os dados e a visão mais ampla da empresa. Como esses itens facilitam a identificação de problemas e a implementação da inovação, os processos do negócio são aprimorados e as oportunidades mais bem aproveitadas. Além disso, sua empresa não terá perdas relacionadas a manutenções e conformidades legais.

Ao integrar dados de diferentes setores, reduzir custos, perdas, aprimorar processos e o relacionamento com o cliente a estratégia de TI melhora diretamente o funcionamento de sua organização. Consequentemente, ela protege seu negócio e dá a oportunidade dele crescer.

Por isso, mesmo que sua empresa não trabalhe com tecnologia, ela precisa de uma estratégia de TI. Agora que você já sabe qual é a importância da estratégia de TI, que tal descobrir se sua organização precisa do Microsoft Power Platform?

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar sua dor
em solução!

#moveFast